Consultoria

Consultoria

A PSR realiza avaliações integradas de mercados de energia em suas dimensões técnica, econômica, regulatória e ambiental, oferecendo a agentes públicos, privados e multilaterais produtos de alto valor agregado que conciliam o profundo domínio que a PSR possui sobre a modelagem matemática de mercados de energia e sua extensa experiência com aspectos práticos e regulatórios de diversos países.

Assessoria regulatória

Desenho de mercado

Planejamento energético integrado

Projeção de preços e tarifas

Recursos hídricos

Assessoria regulatória

A PSR oferece assessoria para clientes interessados em participar de mercados elétricos, apresentando um panorama do mercado de energia em questão, com avaliações do ambiente regulatório, físico e comercial das atividades de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia. Também oferecemos acompanhamentos contínuos e análises específicas a agentes já inseridos no mercado, identificando e analisando novas regulações, discussões e perspectivas acerca da evolução do mercado.

Desenho de mercado

A PSR participou no desenho do novo modelo regulatório do setor elétrico do Brasil, Colômbia, China, Mercado Regional da América Central, Turquia e Venezuela. O escopo destes estudos incluiu, entre outros, desenho de leilões de energia, formação de preços, metodologias de pagamento por capacidade, definição de tarifas de transmissão, arranjo de interconexões internacionais, identificação de barreiras regulatórias para novas tecnologias etc.

Ademais, a PSR realiza trabalhos para agentes privados e instituições multilaterais voltados ao aperfeiçoamento do desenho de mercados elétricos de diversos países. Isso inclui estudos para empresas e associações no Brasil, trabalhos para o Banco Mundial para o aprimoramento do mercado elétrico do Vietnã, participação na Missão de Transformação Energética da Colômbia como expert internacional, assessoria à Secretaria da Fazenda do México, entre outros.

Finalmente, a PSR trabalha no desenvolvimento de publicações técnicas sobre temas relacionados ao desenho de mercados de energia. Alguns exemplos incluem estudos feitos para agências multilaterais como o Banco Mundial e a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), analisando o estado da arte de leilões de energia mundialmente, incluindo os reconhecidos livros Electricity Auctions: an Overview of Efficient Practices e Renewable Energy Auctions: a Guide to Design.

Planejamento energético integrado

A PSR tem vasta experiência em estudos de planejamento integrado da expansão de sistemas elétricos e de gás natural – a nível regional, nacional ou multi-países. Estes estudos incluem o planejamento da expansão do parque gerador, avaliação de interconexão entre regiões ou países e ampliação das redes de transmissão de eletricidade e de transporte de gás natural. Os principais clientes para este tipo de estudo são agências governamentais e instituições multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Alguns trabalhos nesta área incluem: estudos para interconexão dos seis países centro-americanos que compõem o SIEPAC, integração de dez países da região dos Bálcãs, estudo de expansão da geração do sistema elétrico do Nepal, expansão da geração e transmissão do Sistema Elétrico Brasileiro, planejamento integrado dos segmentos de energia elétrica (geração e transmissão) e gás natural na Colômbia, além de estudos de planejamento de todo o setor energético de países como Peru e El Salvador.

Projeção de preços e tarifas

A PSR oferece estudos de projeção de preços de energia elétrica em diversos países, em horizontes de curto, médio e longo prazo. Este produto consiste na avaliação das perspectivas do suprimento e custos de energia elétrica, a fim de projetar a evolução do preço da energia comercializada no mercado de curto prazo, dos contratos firmados no mercado livre e da tarifa de fornecimento no mercado regulado. As projeções são realizadas utilizando bases de dados internas e uma cadeia de modelos desenvolvidos pela PSR, que simula de forma detalhada os procedimentos operativos em vigor no sistema, além de regras comerciais e dinâmicas próprias dos mercados.

A PSR também oferece estudos de projeção da Tarifa do Uso do Sistema de Transmissão (TUST) para geradores e consumidores, realizadas em face às discussões regulatórias e evolução projetada para o sistema elétrico. As aplicações destes estudos incluem suporte em processos de diligências de ativos, avaliação de impactos de alterações regulatórias e tomada de decisão de conexão ao sistema.

Recursos hídricos

A atuação da PSR sempre esteve intimamente ligada à área de recursos hídricos. Desde o desenvolvimento de algoritmos para modelar variáveis hidrológicas e otimizar a utilização de recursos, até aplicações práticas mais recentes como modelagem de mudanças climáticas e avaliação de impactos socioambientais, a PSR tem se posicionado como um provedor de soluções no estado da arte sobre o tema. A nossa atuação abrange:

  • Desenvolvimento de modelos hidrológicos e hidrodinâmicos
  • Geração de cenários hidrológicos para consideração de impactos das mudanças climáticas
  • Estudos de minimização dos impactos socioambientais decorrentes do desenvolvimento de projetos hidrelétricos em bacias hidrográficas, em parceria com a The Nature Conservancy (TNC)
  • Avaliações Ambientais Integradas (AAI) de bacias hidrográficas
  • Elaboração de planos diretores de recursos hídricos
  • Realização de inventários hidrelétricos participativos
  • Programas de monitoramento e controle ambiental

Análise de investimentos

Gerenciamento de riscos e portfólios

Suporte para leilões de geração e transmissão

Avaliação de alternativas de suprimento

Planejamento estratégico

Análise de investimentos

A PSR presta serviços de assessoria a avaliação de ativos e empresas dos setores de eletricidade e gás natural, que incluem o fornecimento de projeções de variáveis de interesse (preços, geração, custos etc.), revisão de modelos econômico-financeiros, apoio em due diligence, análise e quantificação de riscos, precificação de ativos e contratos, entre outros. Dentre seus principais clientes encontram-se fundos de investimentos (de pensão, soberanos, assets etc.), bancos locais e internacionais, e instituições financeiras multilaterais, além de outros agentes do setor de energia.

A empresa assessorou diversos projetos de M&A de grande porte, em todos os segmentos do setor (geração, transmissão e distribuição de energia elétrica), realizados em países como Brasil, México, Colômbia, Chile, Peru, Panamá, El Salvador, República Dominicana e Turquia, além de análises de interconexões elétricas e gasodutos a nível regional.

Gerenciamento de riscos e portfólios

A PSR realiza estudos de gestão de riscos de mercado e/ou portfólios de ativos para agentes que atuam no Brasil e no exterior. Com o apoio de ferramentas de simulação e otimização sob incerteza, desenvolvidas in-house, os projetos incluem a construção de estratégias ótimas de compra e venda de energia elétrica, estimação e precificação de riscos, análise de estratégias de hedge, avaliação do mix ótimo de fontes em um portfólio, testes de stress, entre outros.

As análises são feitas considerando uma representação detalhada do sistema elétrico, incluindo a incerteza e variabilidade da geração renovável e seu impacto na operação do sistema e nos preços resultantes. Adicionalmente, são consideradas as particularidades dos diferentes instrumentos financeiros (contratos) negociados nos mercados.

Suporte para leilões de geração e transmissão

A PSR assessora investidores na participação em leilões de geração e transmissão de energia. A união de amplo conhecimento deste tipo de mecanismo, com um conjunto de ferramentas analíticas avançadas, nos permite prestar um serviço de assessoria único, que aborda todos os aspectos da tomada de decisão.

As análises desenvolvidas incluem: (i) avaliação de aspectos regulatórios do leilão, incluindo análise de penalidades e riscos; (ii) avaliação econômico-financeira sob incerteza, considerando riscos quanto à produção de energia, investimento, atrasos, dentre outros; (iii) análise dos competidores, baseada em informações públicas e expertise própria da PSR; (iv) projeção de demanda para o leilão; (v) estratégia de oferta nos leilões; e (vi) assessoria contínua durante todo o processo licitatório pré-leilão.

Avaliação de alternativas de suprimento

O custo associado à contratação de energia elétrica costuma ser uma das principais despesas para indústrias e comércios. Por isso, entender se a atual estratégia de contratação é a mais adequada frente a mudanças regulatórias e perspectivas de preços de energia e encargos é fundamental para otimização dos custos e ganho de competitividade.

Neste sentido, a PSR tem assessorado diversos clientes na definição da melhor alternativa de suprimento, considerando as particularidades de cada empresa, comparando as alternativas disponíveis, como o mercado cativo, o mercado livre e o investimento na autoprodução de energia. São considerados os aspectos econômicos de cada alternativa – incluindo a estrutura e os benefícios tarifários – e o risco de mudanças regulatórias impactarem na competitividade econômica de cada modelo de negócios.

Planejamento estratégico

O setor energético global está em constante transformação. O dinamismo dos mercados de energia, nas esferas física, comercial e regulatória, impõe aos agentes a incessante necessidade de se planejar e se adaptar a novas realidades.

Neste contexto, a PSR oferece estudos voltados para o planejamento estratégico de empresas nos segmentos de eletricidade e gás natural em diversos países. O principal objetivo é analisar a configuração atual e as perspectivas futuras de mercados energéticos, auxiliando empresas a se posicionarem de forma a melhor explorar as oportunidades e apoiar seu crescimento.

Dentre as diversas atividades desenvolvidas, estão: análise de tendências globais e locais relevantes para o setor energético, avaliação da empresa em questão e identificação de suas vantagens competitivas, identificação de oportunidades e ameaças ao crescimento da empresa, avaliação de eventuais sinergias entre as diferentes atividades de atuação do cliente e análise de outras potenciais implicações para o modelo de negócios da companhia.

Estudos de conexão

Avaliação de cortes de geração

Avaliação de impactos ambientais

Estudos de eficiência energética

Estudos de conexão

A PSR oferece aos seus clientes estudos de pré-viabilidade de conexão à rede de transmissão para geradores e consumidores como suporte à tomada de decisão de conexão ao sistema. Os estudos incluem a avaliação ampla de margem de conexão, projeção da Tarifa do Uso do Sistema de Transmissão (TUST) e avaliação dos custos de investimento nos sistemas de uso exclusivo através do traçado ótimo das linhas de transmissão frente às restrições ambientais. Adicionalmente, por meio deste produto, são fornecidas análises da regulação associada à conexão de novos agentes à rede e avaliações econômicas em torno deste processo.

Avaliação de cortes de geração

A alta penetração de recursos renováveis não-convencionais nos sistemas elétricos adicionou complexidades operativas importantes que impactam diretamente as operações das centrais geradoras. As restrições de injeção de potência/energia na rede de transmissão podem resultar em cortes de geração, também conhecidos como vertimento renovável ou curtailment.

A projeção de vertimento renovável exige a simulação operativa detalhada do sistema elétrico, uma vez que o corte de geração depende da combinação de múltiplos fatores, tais como a disponibilidade do recurso primário, demanda, geração das demais usinas e flexibilidade do sistema. A PSR tem realizado diversos projetos deste tipo com o objetivo de projetar as implicações operativas e comerciais do curtailment a projetos de geração, auxiliando na tomada de decisão de investimento por desenvolvedores.

Avaliação de impactos ambientais

A PSR fornece suporte para a obtenção de licenças ambientais, apoiando a execução de Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e estudos de diligência ambiental, incluindo avaliação de riscos à imagem corporativa da empresa desenvolvedora, análise do orçamento e prazos para programas ambientais previstos nos projetos e avaliações socioambientais segundo critérios dos Princípios do Equador adotados por diversas instituições financeiras internacionais.

Estudos de eficiência energética

A eficiência energética é um tema que vem ganhando crescente relevância, à medida que consumidores buscam reduzir a utilização de energia elétrica, proporcionando simultaneamente economias financeiras e diminuição do impacto ambiental.

Neste âmbito, a PSR tem apoiado seus clientes em diversas linhas de atuação, que vão desde a articulação e gerenciamento de redes de eficiência energética entre empresas até a avaliação dos impactos de medidas deste tipo nas emissões de gases de efeito estufa. Fornecemos também estudos relacionados ao desenho de modelos de negócios para oferta de serviços de conservação de energia e à formulação de estratégias de financiamento para implementação de medidas de eficiência energética, além de estudos quantitativos de projeção dos preços de energia para avaliar a viabilidade destes projetos.

Construção de estratégias de descarbonização

Inserção de tecnologias de baixo carbono

Construção de estratégias de descarbonização

Nos últimos anos, cada vez mais países e empresas têm definido metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, em muitos casos para alcançar emissões líquidas nulas (net-zero) até 2050. Para alcançar este objetivo, estratégias terão que ser traçadas para otimizar a alocação de investimentos, causando alterações estruturais nas atividades de maior intensidade de carbono. Nesse contexto, a PSR presta assessoria na elaboração de estratégias de transição energética bem-informadas e ambiciosas, porém realistas.

Dentre os campos de atuação dessa área, estão: (i) estruturação de planos para a redução de emissões em todos os setores de demanda energética, como transporte e indústria; (ii) projeção de demanda elétrica via eletrificação da indústria e do transporte; (iii) projeção de demanda por hidrogênio verde; e (iv) realização de estudos de planejamento energético para diferentes cenários de descarbonização.

Alguns estudos recentes envolvem: (i) relatório sobre descarbonização do setor energético brasileiro (transporte, indústria, energia elétrica e edificações) para o Instituto E+ Transição Energética; (ii) estudo para o Banco Mundial envolvendo a criação de cenários de expansão do sistema elétrico brasileiro, considerando o impacto das mudanças climáticas nas vazões e demanda adicional com eletrificação da economia e produção de hidrogênio verde; e (iii) projeto para o CEBDS com o objetivo de elaborar uma visão realista das oportunidades para o empresariado brasileiro decorrentes da transição para emissões líquidas nulas até 2050.

Inserção de tecnologias de baixo carbono

Para realizar a transição energética, grandes investimentos em todos os elos da cadeia de valor do setor energético serão necessários para a implantação de tecnologias novas ou existentes capazes de aumentar a participação de recursos energéticos de baixo carbono. A atuação da PSR nesta área tem sido bem ampla, incluindo desenhos de mercado que permitam a valoração de atributos de novas tecnologias, análises econômicas sob o ponto de vista do investidor e análises técnicas dos benefícios de novas tecnologias em sistemas energéticos.

Neste contexto, PSR tem experiência em projetos, inclusive de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), relacionados a temas como:

  • Fontes renováveis intermitentes, como solar e eólica (onshore e offshore)
  • Recursos energéticos distribuídos, incluindo geração distribuída; armazenamento distribuído; resposta da demanda; microrredes e usinas virtuais; e veículos elétricos e estruturas de carregamento
  • Hidrogênio e seus derivados
  • Sistemas de armazenamento de energia, incluindo baterias e usinas hidrelétricas reversíveis
  • Biocombustíveis
  • Térmicas a gás offshore (gas-to-wire) com captura e armazenamento de carbono (CCS)

Assessoria regulatória

Assessoria regulatória

A PSR oferece assessoria para clientes interessados em participar de mercados elétricos, apresentando um panorama do mercado de energia em questão, com avaliações do ambiente regulatório, físico e comercial das atividades de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia. Também oferecemos acompanhamentos contínuos e análises específicas a agentes já inseridos no mercado, identificando e analisando novas regulações, discussões e perspectivas acerca da evolução do mercado.

Saiba mais

Desenho de mercado

Desenho de mercado

A PSR participou no desenho do novo modelo regulatório do setor elétrico do Brasil, Colômbia, China, Mercado Regional da América Central, Turquia e Venezuela. O escopo destes estudos incluiu, entre outros, desenho de leilões de energia, formação de preços, metodologias de pagamento por capacidade, definição de tarifas de transmissão, arranjo de interconexões internacionais, identificação de barreiras regulatórias para novas tecnologias etc.

Ademais, a PSR realiza trabalhos para agentes privados e instituições multilaterais voltados ao aperfeiçoamento do desenho de mercados elétricos de diversos países. Isso inclui estudos para empresas e associações no Brasil, trabalhos para o Banco Mundial para o aprimoramento do mercado elétrico do Vietnã, participação na Missão de Transformação Energética da Colômbia como expert internacional, assessoria à Secretaria da Fazenda do México, entre outros.

Finalmente, a PSR trabalha no desenvolvimento de publicações técnicas sobre temas relacionados ao desenho de mercados de energia. Alguns exemplos incluem estudos feitos para agências multilaterais como o Banco Mundial e a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), analisando o estado da arte de leilões de energia mundialmente, incluindo os reconhecidos livros Electricity Auctions: an Overview of Efficient Practices e Renewable Energy Auctions: a Guide to Design.

Saiba mais

Planejamento energético integrado

Planejamento energético integrado

A PSR tem vasta experiência em estudos de planejamento integrado da expansão de sistemas elétricos e de gás natural – a nível regional, nacional ou multi-países. Estes estudos incluem o planejamento da expansão do parque gerador, avaliação de interconexão entre regiões ou países e ampliação das redes de transmissão de eletricidade e de transporte de gás natural. Os principais clientes para este tipo de estudo são agências governamentais e instituições multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Alguns trabalhos nesta área incluem: estudos para interconexão dos seis países centro-americanos que compõem o SIEPAC, integração de dez países da região dos Bálcãs, estudo de expansão da geração do sistema elétrico do Nepal, expansão da geração e transmissão do Sistema Elétrico Brasileiro, planejamento integrado dos segmentos de energia elétrica (geração e transmissão) e gás natural na Colômbia, além de estudos de planejamento de todo o setor energético de países como Peru e El Salvador.

Saiba mais

Projeção de preços e tarifas

Projeção de preços e tarifas

A PSR oferece estudos de projeção de preços de energia elétrica em diversos países, em horizontes de curto, médio e longo prazo. Este produto consiste na avaliação das perspectivas do suprimento e custos de energia elétrica, a fim de projetar a evolução do preço da energia comercializada no mercado de curto prazo, dos contratos firmados no mercado livre e da tarifa de fornecimento no mercado regulado. As projeções são realizadas utilizando bases de dados internas e uma cadeia de modelos desenvolvidos pela PSR, que simula de forma detalhada os procedimentos operativos em vigor no sistema, além de regras comerciais e dinâmicas próprias dos mercados.

A PSR também oferece estudos de projeção da Tarifa do Uso do Sistema de Transmissão (TUST) para geradores e consumidores, realizadas em face às discussões regulatórias e evolução projetada para o sistema elétrico. As aplicações destes estudos incluem suporte em processos de diligências de ativos, avaliação de impactos de alterações regulatórias e tomada de decisão de conexão ao sistema.

Saiba mais

Recursos hídricos

Recursos hídricos

A atuação da PSR sempre esteve intimamente ligada à área de recursos hídricos. Desde o desenvolvimento de algoritmos para modelar variáveis hidrológicas e otimizar a utilização de recursos, até aplicações práticas mais recentes como modelagem de mudanças climáticas e avaliação de impactos socioambientais, a PSR tem se posicionado como um provedor de soluções no estado da arte sobre o tema. A nossa atuação abrange:

  • Desenvolvimento de modelos hidrológicos e hidrodinâmicos
  • Geração de cenários hidrológicos para consideração de impactos das mudanças climáticas
  • Estudos de minimização dos impactos socioambientais decorrentes do desenvolvimento de projetos hidrelétricos em bacias hidrográficas, em parceria com a The Nature Conservancy (TNC)
  • Avaliações Ambientais Integradas (AAI) de bacias hidrográficas
  • Elaboração de planos diretores de recursos hídricos
  • Realização de inventários hidrelétricos participativos
  • Programas de monitoramento e controle ambiental
Saiba mais

Análise de investimentos

Análise de investimentos

A PSR presta serviços de assessoria a avaliação de ativos e empresas dos setores de eletricidade e gás natural, que incluem o fornecimento de projeções de variáveis de interesse (preços, geração, custos etc.), revisão de modelos econômico-financeiros, apoio em due diligence, análise e quantificação de riscos, precificação de ativos e contratos, entre outros. Dentre seus principais clientes encontram-se fundos de investimentos (de pensão, soberanos, assets etc.), bancos locais e internacionais, e instituições financeiras multilaterais, além de outros agentes do setor de energia.

A empresa assessorou diversos projetos de M&A de grande porte, em todos os segmentos do setor (geração, transmissão e distribuição de energia elétrica), realizados em países como Brasil, México, Colômbia, Chile, Peru, Panamá, El Salvador, República Dominicana e Turquia, além de análises de interconexões elétricas e gasodutos a nível regional.

Saiba mais

Gerenciamento de riscos e portfólios

Gerenciamento de riscos e portfólios

A PSR realiza estudos de gestão de riscos de mercado e/ou portfólios de ativos para agentes que atuam no Brasil e no exterior. Com o apoio de ferramentas de simulação e otimização sob incerteza, desenvolvidas in-house, os projetos incluem a construção de estratégias ótimas de compra e venda de energia elétrica, estimação e precificação de riscos, análise de estratégias de hedge, avaliação do mix ótimo de fontes em um portfólio, testes de stress, entre outros.

As análises são feitas considerando uma representação detalhada do sistema elétrico, incluindo a incerteza e variabilidade da geração renovável e seu impacto na operação do sistema e nos preços resultantes. Adicionalmente, são consideradas as particularidades dos diferentes instrumentos financeiros (contratos) negociados nos mercados.

Saiba mais

Suporte para leilões de geração e transmissão

Suporte para leilões de geração e transmissão

A PSR assessora investidores na participação em leilões de geração e transmissão de energia. A união de amplo conhecimento deste tipo de mecanismo, com um conjunto de ferramentas analíticas avançadas, nos permite prestar um serviço de assessoria único, que aborda todos os aspectos da tomada de decisão.

As análises desenvolvidas incluem: (i) avaliação de aspectos regulatórios do leilão, incluindo análise de penalidades e riscos; (ii) avaliação econômico-financeira sob incerteza, considerando riscos quanto à produção de energia, investimento, atrasos, dentre outros; (iii) análise dos competidores, baseada em informações públicas e expertise própria da PSR; (iv) projeção de demanda para o leilão; (v) estratégia de oferta nos leilões; e (vi) assessoria contínua durante todo o processo licitatório pré-leilão.

Saiba mais

Avaliação de alternativas de suprimento

Avaliação de alternativas de suprimento

O custo associado à contratação de energia elétrica costuma ser uma das principais despesas para indústrias e comércios. Por isso, entender se a atual estratégia de contratação é a mais adequada frente a mudanças regulatórias e perspectivas de preços de energia e encargos é fundamental para otimização dos custos e ganho de competitividade.

Neste sentido, a PSR tem assessorado diversos clientes na definição da melhor alternativa de suprimento, considerando as particularidades de cada empresa, comparando as alternativas disponíveis, como o mercado cativo, o mercado livre e o investimento na autoprodução de energia. São considerados os aspectos econômicos de cada alternativa – incluindo a estrutura e os benefícios tarifários – e o risco de mudanças regulatórias impactarem na competitividade econômica de cada modelo de negócios.

Saiba mais

Planejamento estratégico

Planejamento estratégico

O setor energético global está em constante transformação. O dinamismo dos mercados de energia, nas esferas física, comercial e regulatória, impõe aos agentes a incessante necessidade de se planejar e se adaptar a novas realidades.

Neste contexto, a PSR oferece estudos voltados para o planejamento estratégico de empresas nos segmentos de eletricidade e gás natural em diversos países. O principal objetivo é analisar a configuração atual e as perspectivas futuras de mercados energéticos, auxiliando empresas a se posicionarem de forma a melhor explorar as oportunidades e apoiar seu crescimento.

Dentre as diversas atividades desenvolvidas, estão: análise de tendências globais e locais relevantes para o setor energético, avaliação da empresa em questão e identificação de suas vantagens competitivas, identificação de oportunidades e ameaças ao crescimento da empresa, avaliação de eventuais sinergias entre as diferentes atividades de atuação do cliente e análise de outras potenciais implicações para o modelo de negócios da companhia.

Saiba mais

Estudos de conexão

Estudos de conexão

A PSR oferece aos seus clientes estudos de pré-viabilidade de conexão à rede de transmissão para geradores e consumidores como suporte à tomada de decisão de conexão ao sistema. Os estudos incluem a avaliação ampla de margem de conexão, projeção da Tarifa do Uso do Sistema de Transmissão (TUST) e avaliação dos custos de investimento nos sistemas de uso exclusivo através do traçado ótimo das linhas de transmissão frente às restrições ambientais. Adicionalmente, por meio deste produto, são fornecidas análises da regulação associada à conexão de novos agentes à rede e avaliações econômicas em torno deste processo.

Saiba mais

Avaliação de cortes de geração

Avaliação de cortes de geração

A alta penetração de recursos renováveis não-convencionais nos sistemas elétricos adicionou complexidades operativas importantes que impactam diretamente as operações das centrais geradoras. As restrições de injeção de potência/energia na rede de transmissão podem resultar em cortes de geração, também conhecidos como vertimento renovável ou curtailment.

A projeção de vertimento renovável exige a simulação operativa detalhada do sistema elétrico, uma vez que o corte de geração depende da combinação de múltiplos fatores, tais como a disponibilidade do recurso primário, demanda, geração das demais usinas e flexibilidade do sistema. A PSR tem realizado diversos projetos deste tipo com o objetivo de projetar as implicações operativas e comerciais do curtailment a projetos de geração, auxiliando na tomada de decisão de investimento por desenvolvedores.

Saiba mais

Avaliação de impactos ambientais

Avaliação de impactos ambientais

A PSR fornece suporte para a obtenção de licenças ambientais, apoiando a execução de Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e estudos de diligência ambiental, incluindo avaliação de riscos à imagem corporativa da empresa desenvolvedora, análise do orçamento e prazos para programas ambientais previstos nos projetos e avaliações socioambientais segundo critérios dos Princípios do Equador adotados por diversas instituições financeiras internacionais.

Saiba mais

Estudos de eficiência energética

Estudos de eficiência energética

A eficiência energética é um tema que vem ganhando crescente relevância, à medida que consumidores buscam reduzir a utilização de energia elétrica, proporcionando simultaneamente economias financeiras e diminuição do impacto ambiental.

Neste âmbito, a PSR tem apoiado seus clientes em diversas linhas de atuação, que vão desde a articulação e gerenciamento de redes de eficiência energética entre empresas até a avaliação dos impactos de medidas deste tipo nas emissões de gases de efeito estufa. Fornecemos também estudos relacionados ao desenho de modelos de negócios para oferta de serviços de conservação de energia e à formulação de estratégias de financiamento para implementação de medidas de eficiência energética, além de estudos quantitativos de projeção dos preços de energia para avaliar a viabilidade destes projetos.

Saiba mais

Construção de estratégias de descarbonização

Construção de estratégias de descarbonização

Nos últimos anos, cada vez mais países e empresas têm definido metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, em muitos casos para alcançar emissões líquidas nulas (net-zero) até 2050. Para alcançar este objetivo, estratégias terão que ser traçadas para otimizar a alocação de investimentos, causando alterações estruturais nas atividades de maior intensidade de carbono. Nesse contexto, a PSR presta assessoria na elaboração de estratégias de transição energética bem-informadas e ambiciosas, porém realistas.

Dentre os campos de atuação dessa área, estão: (i) estruturação de planos para a redução de emissões em todos os setores de demanda energética, como transporte e indústria; (ii) projeção de demanda elétrica via eletrificação da indústria e do transporte; (iii) projeção de demanda por hidrogênio verde; e (iv) realização de estudos de planejamento energético para diferentes cenários de descarbonização.

Alguns estudos recentes envolvem: (i) relatório sobre descarbonização do setor energético brasileiro (transporte, indústria, energia elétrica e edificações) para o Instituto E+ Transição Energética; (ii) estudo para o Banco Mundial envolvendo a criação de cenários de expansão do sistema elétrico brasileiro, considerando o impacto das mudanças climáticas nas vazões e demanda adicional com eletrificação da economia e produção de hidrogênio verde; e (iii) projeto para o CEBDS com o objetivo de elaborar uma visão realista das oportunidades para o empresariado brasileiro decorrentes da transição para emissões líquidas nulas até 2050.

Saiba mais

Inserção de tecnologias de baixo carbono

Inserção de tecnologias de baixo carbono

Para realizar a transição energética, grandes investimentos em todos os elos da cadeia de valor do setor energético serão necessários para a implantação de tecnologias novas ou existentes capazes de aumentar a participação de recursos energéticos de baixo carbono. A atuação da PSR nesta área tem sido bem ampla, incluindo desenhos de mercado que permitam a valoração de atributos de novas tecnologias, análises econômicas sob o ponto de vista do investidor e análises técnicas dos benefícios de novas tecnologias em sistemas energéticos.

Neste contexto, PSR tem experiência em projetos, inclusive de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), relacionados a temas como:

  • Fontes renováveis intermitentes, como solar e eólica (onshore e offshore)
  • Recursos energéticos distribuídos, incluindo geração distribuída; armazenamento distribuído; resposta da demanda; microrredes e usinas virtuais; e veículos elétricos e estruturas de carregamento
  • Hidrogênio e seus derivados
  • Sistemas de armazenamento de energia, incluindo baterias e usinas hidrelétricas reversíveis
  • Biocombustíveis
  • Térmicas a gás offshore (gas-to-wire) com captura e armazenamento de carbono (CCS)
Saiba mais