Energy Report de Janeiro está disponível

Energy Report de Janeiro está disponível

638-941x481
7 de fevereiro de 2019

Neste editorial analisamos o que aconteceu com a comercializadora Vega Energy, apresentamos algumas soluções para mitigar o risco deste tipo de evento que são adotadas em outros mercados e, finalmente, mostramos que já existiam no setor elétrico brasileiro propostas formuladas para este fim.

Na seção regulatória deste mês comentamos o Mecanismo de Venda de Excedentes (MVE), que deve permitir às distribuidoras gerenciar o excesso de contratos que resultou da queda da demanda nos últimos anos. E voltamos a falar de sazonalização das garantias físicas para efeitos do MRE – infelizmente.

Na seção de Recursos Hídricos e Meio Ambiente mais uma vez analisamos o tema das populações indígenas, proteção de nossas florestas e os conflitos com as atividades agrícolas, que é sempre muito polêmico, mas que ganhou novas nuances no governo recentemente empossado.

Na seção internacional analisamos os acordos feitos em Katowice na COP 24, incluindo as novas propostas e iniciativas de cada país para combater a mudança climática, seus pontos fracos e o que deve ser feito a partir de agora para que os países cumpram com suas metas de emissão.

Esta edição também apresenta o balanço atualizado de demanda e oferta estrutural de energia para os próximos anos, incluindo nosso tradicional atrasômetro.

Para mais informações, acesse Energy Report.