SOBRE A PSR

Equipe

SOBRE A PSR

Equipe

Nossa equipe é multidisciplinar, contando com especialistas nas áreas de economia da energia, modelagem de sistemas de E&G, estudos de geração e transmissão elétrica, análise ambiental, estudos econômico-financeiros, regulação, hidrologia, estatística, gerência de risco e otimização estocástica. Esta equipe desenvolve soluções “sob medida” em estreita cooperação com os grupos técnicos e de TI do cliente. Nossos desenvolvimentos analíticos e tecnológicos são baseados em nosso P&D interno (grande parte da equipe de PSR contribui ativamente para “journals” e seminários internacionais) e em uma rede mundial de parceiros estratégicos nas áreas de E&G, financeira, ambiental e de sistemas de desenvolvimento.

Diretoria Executiva

Diretoria Técnica

Desenvolvimento de softwares

Estudos

Luiz Augusto Barroso

President Director
(15 anos de PSR)

Luiz Augusto Barroso é o diretor-presidente da PSR. De 2016 a 2018 foi presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME) e responsável por estudos de planejamento energético que apoiam as formulações de políticas públicas pelo MME. Em 2018 foi também visitante na Agência Internacional de Energia em Paris, onde atuou em atividades relacionadas à transição energética em países emergentes. Antes de juntar-se a EPE, Luiz Barroso foi sócio e diretor técnico da PSR, onde trabalhou por 17 anos coordenando estudos sobre planejamento, operação, regulação, comercialização e gestão de riscos em cerca de 30 países. Desde 2013 é pesquisador associado da Universidade de Comillas, em Madrid, onde leciona desde 2010; e desde 2010 é professor na Escola de Regulação de Florença, na Itália. É atualmente editor associado da revista IEEE Power and Energy (2018-) e da IEEE Open Access Journal of Power and Energy (2020-). Foi editor da IEEE Transactions on Smart Grids (2010-2015), IEEE Transactions on Power Systems (2012 – 2018) e chair do Power Systems Operations, Planning and Economics Committee (2017-2019) da IEEE Power and Energy Society, onde é membro sênior e recebeu, em 2010, o IEEE PES Outstanding Young Engineer Award . Em 2020 foi nomeado IEEE Fellow por sua liderança economia da energia e regulação. No Cigré, foi o coordenador do comitê de Mercados de Eletricidade e Regulação (C5) do Cigré Brasil de 2010 a 2014, onde também foi membro do steering committee do SC C5 do Cigré Internacional. É autor e co-autor de 1 livro, 3 capítulos de livros e de mais de 200 artigos científicos em periódicos e conferências nacionais e internacionais em temas relacionados a mercados competitivos de energia; além de membros de comitês científicos/organização de conferências e bancas/orientações de dissertações de mestrado e doutorado no Brasil e exterior. É graduado em matemática e possui doutorado em engenharia de sistemas (otimização) pela COPPE/UFRJ, Brasil.

Mario Veiga Pereira, DSc

Founding Director e Chief Innovation Officer

Mario Veiga Pereira é engenheiro eletricista e possui mestrado e doutorado em otimização. Ele fundou a PSR em 1987 e foi CEO da empresa até dezembro de 2018, quando se tornou Chief Innovation Officer (CINO).
No Brasil, ele assessorou a maioria dos investidores internacionais e locais na contratação de estratégias, aquisições e investimentos em nova capacidade. Ele também foi o principal conselheiro presidencial na gestão da crise energética de 2001 e no desenho das novas regras do mercado da eletricidade em 2004. Ele foi o principal formulador dos leilões de contratação de energia do país (80 GW de nova capacidade de geração contratada desde 2005, por aproximadamente US $ 550 bilhões); co-projetou o programa de bioeletricidade do país (biomassa de cana-de-açúcar); e desenvolveu metodologias para leilões de energia eólica.
Algumas de suas recentes atividades de consultoria internacional incluem o desenvolvimento de um modelo de planejamento de geração para o Pacific Northwest dos EUA; um sistema de previsão de preços para o Nordpool Escandinavo; reforma dos mercados de eletricidade da Turquia, Vietnã e México; estudo de interconexão de 8 países sul-americanos; e estudos para integração de geração renovável em vários países do mundo.
Dr. Veiga é um desenvolvedor líder de métodos avançados de otimização. Seu algoritmo de programação dinâmica dual estocástica (SDDP) é uma referência mundial e é aplicado em dezenas de países. Ele também desenvolveu novos métodos para o planejamento ótimo da expansão e avaliação da confiabilidade de suprimento.
Dr. Veiga é Fellow do IEEE; membro eleito da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia; recebeu a Medalha Presidencial do Rio Branco por sua contribuição ao setor elétrico brasileiro; a Medalha de Mérito Científico por suas contribuições de pesquisa; e é co-recipente do Prêmio Franz Edelman pelo desenvolvimento de ferramentas de otimização estocástica para a operação de sistemas hidrotérmicos. Ele é autor e co-autor de quatro livros e cerca de 200 artigos em periódicos internacionais.

Rafael Kelman, DSc

Diretor Executivo
Desde 1997

Desde 1997 na PSR e desde 2008 como sócio-diretor, cria e coordena projetos na área de recursos hídricos, participa da administração da empresa e de seu planejamento estratégico, escreve artigos e faz apresentações como representante da PSR. Foi consultor para o Banco Mundial, IDB e outras instituições multilaterais, com experiência profissional em mais de trinta países.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Civil pela UFRJ
  • MSc em Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ
  • DSc em Engenharia de Sistemas (otimização) pela COPPE/UFRJ

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de estudos técnicos nas áreas de operação e planejamento da expansão de transmissão e sistemas elétricos
  • Participação na coordenação e desenvolvimento de modelos computacionais na área de planejamento energético
  • Estudos nas áreas de descarbonização, recursos hídricos, e estudos internacionais
  • Palestrante em workshops e seminários, nacionais e internacionais e autor de diversos artigos em publicações especializadas, capítulos de livros e anais de congressos no Brasil e exterior

 

Raphael Chabar

Executive Director
Desde 2002 na PSR

Possui BSc, MSc e Dsc em Engenharia Elétrica (com ênfase em Pesquisa Operacional) pela PUC-Rio. Ingressou na PSR em 2002, aonde vem trabalhando no desenvolvimento de modelos computacionais aplicados ao setor elétrico tais como: modelos para a otimização da gerência de contratos de gás para usinas térmicas sob incerteza (modelo OPTGAS); para a otimização de portfólios de ativos físico-financeiros sob incerteza e com restrições de risco (modelo OPTFOLIO); para a otimização do despacho hidrotérmico de médio e longo prazos sob incerteza em ambientes centralizados (modelo SDDP) e de mercado (modelo MAXREV), bem como para a otimização do despacho hidrotérmico de curto prazo (modelo NCP). Raphael Chabar tem sido instrutor de diversos cursos na Europa e América Latina, nas áreas de despacho hidrotérmico e gerenciamento de risco.

Fernando Porrua, MSc

Technical Director
Investimentos e Risco
Desde 2005

Desde 2005 na PSR, é diretor técnico da área de comercialização de energia e valuation.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – Unioeste
  • MSc em Sistemas de Energia – UFRGS

Experiência Profissional

  • Coordenação de equipe e execução em projetos complexos
  • Desenvolvimento de estudos relacionados à comercialização de energia, análise e gestão de riscos e avaliação de investimentos
  • Diligência regulatória e econômico-financeira em processos de M&A e deals estratégicos
  • Apoio na tomada de decisão em leilões de geração energia elétrica
  • Apoio no desenvolvimento de projetos para integração eletricidade x gás natural (gas-to-power)
  • Desenvolvimento e suporte no uso do modelo de avaliação econômico-financeira Optvalue

 

Luiz Carlos da Costa Jr., DSc

Technical Director
Desde 2002

Desde 2002 na PSR, coordena o desenvolvimento e participa do treinamento e suporte da ferramenta computacional mais usada da PSR, o modelo de simulação probabilística hidrotérmica SDDP. Também tem participado do desenvolvimento de outras ferramentas computacionais da PSR para planejamento da expansão de sistemas elétricos, análise da confiabilidade geração-transmissão, alocação de custos de transmissão, mercados de ajuste entre oferta e demanda e de cálculo de preços de energia.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenhara Elétrica – UFRJ
  • MSc e DSc em Pesquisa Operacional – COPPE/UFRJ

Experiência Profissional

  • Envolvido no desenvolvimento de modelos computacionais aplicados ao setor de energia, como: otimização do despacho hidrotérmico sob incerteza com restrições de rede (modelo SDDP), avaliação da confiabilidade composta geração-transmissão (modelo CORAL), planejamento de expansão de sistemas elétricos (modelo OPTGEN) e alocação de custos de transmissão.
  • Participou do desenvolvimento de modelos para mercados de equilíbrio geração-demanda (modelo Balance) e avaliação de preços de energia.
  • Com uma vasta experiência internacional, já participou de treinamentos, suportes, conferências e projetos no Brasil, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Índia, Itália, Panamá, Turquia, Estados Unidos e Vietnam

 

Paula Valenzuela, MSc

Technical Director
Desde 2009

Desde 2009 na PSR, é diretora técnica e coordenadora da área de regulação em energia. Responsável por estudos de assessoria regulatória a agentes do setor, associações, instituições e órgãos de governo; tem atuado em diversos procedimentos arbitrais, como assistente técnica; e também tem participado em projetos de Pesquisa & Desenvolvimento como pesquisadora ou coordenadora.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Potência – UFF
  • MSc em Sistemas de Energia – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Participação em procedimentos arbitrais, auxiliando os clientes e seus advogados na construção do embasamento técnico/regulatório necessário à defesa dos pleitos apresentados em tais procedimentos com consistência técnica
  • Atuação em diligências regulatórias de ativos de geração e distribuição de energia no Brasil, identificando atuais e potenciais riscos e oportunidades trazidas pela regulação do setor elétrico aos modelos de negócio.
  • Avaliação de estratégias de suprimento de energia para consumidores de grande e médio porte a luz da regulação atual e de potenciais mudanças regulatórias
  • Orientação a investidores internacionais quanto ao funcionamento do modelo regulatório do setor elétrico brasileiro
  • Planejamento estratégico, auxiliando clientes que desejam estruturar seus modelos de negócio levando em consideração possíveis evoluções do marco regulatório
  • Confecção de propostas de evolução do marco regulatório do setor elétrico brasileiro, seja através de suporte a clientes que desejam realizar contribuições em processos de Consultas e/ou Audiências Públicas, e Tomadas de Subsídios; seja através da participação em fóruns de discussão sobre temas relevantes como por exemplo estudos relacionados com a modernização do marco regulatório, ou os impactos da pandemia da Covid-19 no setor elétrico
  • Integração regulatória dos setores de eletricidade e gás
  • Atividades de Pesquisa & Desenvolvimento, onde, dentre outras atividades, a PSR busca o estado da arte em termos de práticas regulatórias internacionais que possam auxiliar o tratamento de temas inéditos no país
  • Palestrante em workshops e seminários nacionais e internacionais
  • Instrutora em cursos sobre tarifas de fornecimento para agentes privados e públicos
  • Autora e co-autora de artigos técnicos publicados em periódicos e apresentados em seminários e conferências nacionais e internacionais

 

Rodrigo Gelli Cavalcanti, MSc

Technical Director, Desde 2006

Desde 2006 na PSR, atua na coordenação da alocação da equipe e das atividades do grupo de estudos energéticos e de projeções de preços e tarifas. Participa de discussões técnicas para definição de premissas e simulações. Além disso, atua na avaliação técnica dos trabalhos que são produzidos pelo grupo e na participação em todo o ciclo dos trabalhos/estudos: interface com o cliente, preparação da proposta de trabalho, gerenciamento e/ou execução do trabalho, apresentação dos resultados para o cliente e acompanhamento do faturamento.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – PUC-Rio
  • MSc em Engenharia Elétrica, com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Projeções probabilísticas de tarifas de energia elétrica, encargos setoriais e bandeiras tarifárias
  • Projeções probabilísticas de preços de contratos de energia elétrica nos mercados livre convencional e incentivado
  • Estimativa de demanda nos leilões de energia para o mercado regulado
  • Avaliação do balanço comercial de energia nos mercados livre convencional e incentivado
  • Projeção do crescimento da micro e mini geração distribuída
  • Criação de estratégias de suprimento de energia elétrica
  • Estudos de valoração de ativos de geração e distribuição de energia elétrica
  • Simulação do impacto econômico de regras de mercado para diferentes agentes
  • Estudos de diferença de preços entre submercados e cálculo dos ‘preços capturados’ por geradores renováveis

 

Sérgio Granville, DSc

Technical Director
Desde 2000

Desde 2000 na PSR, atua em pesquisa e desenvolvimento de ferramentas analíticas avançadas baseadas em otimização não linear e estocástica, teoria dos jogos / equilíbrio econômico e “data analytics” aplicadas à simulação de mercados de energia elétrica, planejamento da expansão de sistemas de transmissão e modelos integrados economia-energia.

Formação Acadêmica

  • BSc em Matemática Aplicada – PUC-Rio
  • MSc em Matemática Aplicada – PUC-Rio
  • DSc em Pesquisa Operacional – Stanford University

Experiência Profissional

  • Coordenou pesquisa e desenvolvimento de ferramentas analíticas avançadas baseadas em otimização não linear e estocástica, teoria dos jogos / equilíbrio econômico e “data analytics” aplicadas à simulação de mercados de energia elétrica, planejamento da expansão de sistemas de transmissão e modelos integrados economia-energia.
  • Gerenciou o desenvolvimento de diversas ferramentas analíticas da PSR: OptFolio, otimização ajustada a risco de portfólios de ativos físicos e financeiros; OptValue: avaliação financeira de projetos de geração; OptFlow: fluxo de potência ótimo AC; além de módulos para ofertas estratégicas para leilões de energia, avaliação estocástica de instrumentos financeiros (futuros e opções) e outros.
  • Participou em estudos de avaliação econômico /financeira de empreendimentos de geração /transmissão e de estratégias de contratação tanto no Brasil como no exterior.
  • É autor ou co-autor de 50 artigos técnicos em periódicos e conferências internacionais, incluindo metodologias pioneiras que são referência internacional como a aplicação de métodos de pontos interiores não lineares para fluxo de potência ótimo (FPO) e decomposição de Benders para FPO com restrições de segurança e redespacho pós contingência.
  • Coordenou pesquisas e desenvolvimento de ferramentas de otimização nas áreas de fluxo de potência ótimo e planejamento de compensação reativa no CEPEL.

 

Angela Gomes, MBA

Technical Director
Desde 2021

Desde 2021 na PSR, Diretora Técnica com atuação em estudos estratégicos envolvendo os segmentos de transmissão, distribuição e recursos energéticos distribuídos. Adicionalmente, atua de forma transversal em estudos de grande abrangência e complexidade.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Mecânica – PUC-Rio
  • MBA – Simon School of Business Administration, University of Rochester, NY

Experiência Profissional

  • Iniciou sua carreira profissional no mercado financeiro, onde trabalhou, entre 1995 e 2001
  • Consultora da PSR entre 2001 e 2004, assessorando o Comitê de Revitalização do Modelo do Setor Elétrico e atuando na implementação do Acordo Geral do Setor Elétrico.
  • Atuou na Light por 16 anos (de 2004 a 2018 e de 2019 a 2021), como Superintendente de Regulação – responsável por todos os projetos regulatórios envolvendo as empresas do grupo
  • Atuou como diretora de Regulação Estratégica do Grupo Enel no Brasil, em projetos relacionados ao impulsionamento da Transição Energética no país, com foco na modernização do marco regulatório do setor elétrico brasileiro, digitalização das redes e inserção dos recursos energéticos distribuídos
  • Experiência de mais de 20 anos no Setor Elétrico Brasileiro, interagindo com as principais entidades setoriais (Agência Nacional de Energia Elétrica, Ministério de Minas e Energia, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, dentre outros), além das principais associações setoriais
  • Membro do Conselho da ABRADEE por mais de 10 anos)

 

Edmundo Grune, MSc

Technical Director
Estudos Estratégicos em Comercialização de Energia
Desde 2013

Desde 2013 na PSR, faz gestão e desenvolvimento de projetos relacionados à comercialização de energia, análise e gestão de riscos e avaliação de investimentos.

Formação Acadêmica

  • BSc em Ciência da Computação – UFRJ
  • MSc em Planejamento Energético – COPPE/UFRJ

Experiência Profissional

  • Gestor de fundos na Brookflied Gestão de Ativos de 2009 a 2012
  • Desenvolvimento de modelo computacional para simulação e otimização de portfólios – OPTFOLIO
  • Desenvolvimento de estudos relacionados à comercialização de energia, análise e gestão de riscos e avaliação de investimentos

 

Alessandro Soares, MSc

Desde 2017

Desde 2017 na PSR, atua dentro da área de modelos: i) no OptGen como desenvolvedor, gerenciamento dos novos desenvolvimentos, suportes e cursos; ii) no SDDP ajuda no desenvolvimento de novas metodologias e suportes pontuais; iii) e no Time Series Lab gerencia todo o desenvolvimento e cuida de todos os suportes e cursos. Além disso, trabalha em P&Ds e projetos de consultoria pontuais.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle – PUC-Rio
  • MSc em Otimização/Pesquisa Operacional – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Gerenciamento do desenvolvimento de metodologias e modelos
  • Suporte ao clientes nas ferramentas: SDDP, OptGen e Time Series Lab
  • Participação no desenvolvimento de modelos computacionais
  • Participação em P&Ds que requerem novos desenvolvimentos
  • Participação em estudos de consultoria que envolvam principalmente fontes renováveis

 

André Dias, MSc

Desde 2003

Desde 2003 na PSR, atua na área de desenvolvimento, suporte e treinamento das ferramentas computacionais NCP, SDDP e GENESYS.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – UFRJ
  • MSc em Planejamento Energético – COPPE-UFRJ
  • MBA em Finanças Corporativas – FGV

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de ferramentas computacionais com ênfase na otimização de sistemas elétricos
  • Suporte e treinamento aos clientes em mais de vinte países da Ásia, Europa, Oceania e Américas
  • Atuação em diversos modelos usados em estudos da PSR, tais como: cálculo da energia firme de hidrelétricas usando otimização não linear (MONALISA); cálculo da probabilidade de decretar um racionamento (RISK); cálculo da potência firme de hidrelétricas e termelétricas (PFLP); gestão e simulação de bacias hidrográficas (PARSUL); co-otimização de contratos de compra, logística de transporte e armazenamento de combustíveis para termelétricas (MOCCA); avaliação ambiental de potencial hídrico (HERA), entre outros

 

André Mazal Krauss, MSc

Desde 2019

Desde 2019 na PSR, atua no desenvolvimento de softwares e automação de processos.

Formação Acadêmica

  • BSc em Ciência da Computação – PUC-Rio; intercâmbio acadêmico na Freie Universität Berlin
  • MSc no Departamento de Informática com enfoque em Otimização Linear e Combinatória – PUC-Rio

Experiência Profissional

  •  Atuação na área de modelos da PSR, em especial com manutenção dos modelos, novas implementações e automação de processos

 

Bruno Amaral, BSc

Desde 2021

Desde 2021 na PSR, atua com o desenvolvimento de modelos computacionais de otimização voltados ao planejamento da operação de sistemas de elétricos

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – UFF

Experiência Profissional

  •  Bolsista em projeto de P&D pela UFF para desenvolvimento de Limitadores de Corrente de Curto-Circuito para redes de distribuição
  • Estagiário pela PSR para apoio no desenvolvimento de modelos computacionais de otimização voltados ao planejamento da operação de sistemas de elétricos

David Parrini, MSc

Desde 2019

Desde 2019 na PSR, participa no desenvolvimento de modelos de análise de rede, modelos de expansão da transmissão, ferramentas de bancos de dados e integração de modelos.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – UFRJ
  • MSc em Engenharia Elétrica – UFRJ

Experiência Profissional

  • Participa no desenvolvimento de modelos computacionais de análise de redes e planejamento da expansão da transmissão
  • Suporte ao cliente de ferramentas computacionais
  • Trabalhou no ONS em estudos elétricos, na GreenAnt e na UFRJ como desenvolvedor

 

Fernanda Thomé, DSc

Desde 2000

Desde 2000 na PSR, se dedica ao desenvolvimento de novas funcionalidades e suporte técnico de modelos computacionais para planejamento da operação e expansão de sistema de potência. Atualmente coordena o desenvolvimento do software OptGen, ferramenta da PSR para co-otimização da geração, armazenamento, reserva probabilística e redes de transmissão e gás natural.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – UFRJ
  • MSc e DSc em Sistema de Computação com ênfase em Otimização – COPPE/UFRJ

Experiência Profissional

  • Atuação na área de modelagem matemática e solução de problemas do setor elétrico e energético
  • Desenvolvimento de modelos computacionais, treinamentos de capacitação e suporte aos clientes
  • Estudos de planejamento da operação e expansão de sistemas elétricos para diversos países como o Brasil, Estados Unidos, países da América Central, Europa e Ásia
  • Produção de artigos científicos e participação em congressos nacionais e internacionais
  • Obteve o diploma de Dignidade Acadêmica na graduação

 

Gerson Couto, DSc

Desde 1999

Desde 1999 na PSR, atua como consultor técnico em estudos. É especialista em planejamento e operação de sistemas elétricos, elaboração e desenvolvimento de modelos matemáticos e computacionais.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – PUC-Rio
  • DSc em Matemática e Ciência da Computação – UFRJ

Experiência Profissional

  • 1974-1977: TELERJ – Engenheiro da gerencia de pesquisa operacional e estatística
  • 1977-1998: CEPEL – Pesquisador do Departamento de Sistemas Elétricos
  • 1999-2001: PUC-Rio – Professor assistente do Departamento de Engenharia Elétrica
  • 1999: PSR – Consultor
  • Autor de mais de cinquenta artigos em revistas especializadas, bem como capítulos de livros sobre planejamento e operações de sistemas de energia.
  • É membro titular da Sociedade Brasileira de Controle Automático e professor licenciado do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio.

 

Joaquim Dias Garcia, DSc

Desde 2015

Desde 2015 na PSR, lidera um grupo de pesquisa e desenvolvimento de software baseado em métodos numéricos. É também pesquisador de metodologias avançada em otimização estocástica, modelos de equilíbrio e reinforcement learning para aplicações de grande porte em mercados de energia. Atua como desenvolvedor de novos sistemas computacionais para planejamento operativo detalhado, como o New Genesys, usado no Pacific Northwest dos Estados Unido. É desenvolvedor e instrutor de modelos da PSR como SDDP, OptFlow, OptGen e Coral.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – PUC-Rio; um ano na UC Santa Barbara
  • BSc em Matemática – PUC-Rio
  • DSc em Pesquisa Operacional, Engenharia Elétrica e Métodos Numéricos – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Autor e co-autor de mais de 15 artigos em publicações especializadas
  • Desenvolvedor de software aberto
  • Palestrante e organizador de sessões em diversas conferências de sistemas de potência e pesquisa operacional (INFORMS Annual Meeting, ISMP, ICSP, IEEE PES GM, PSCC, EURO)
  • Revisor de periódicos e conferências nestas áreas (IEEE Transactions on Power Systems – Outstanding Reviewer in 2019 and 2020, IEEE Transactions on Sustainable Energy, Electric Power Systems Research, INFORMS Journal on Computing, Computacional Management Science Journal, Power Systems Computations Conference, PowerTech Conference, Brazilian Conference on Operations Research)

 

Julio Alberto Dias, DSc

Desde 2011

Desde 2011 na PSR, atua na área de modelagem analítica, principalmente com otimização, probabilidade, estatística e simulação estocástica. Também trabalha com machine learning, técnicas de regressão e classificação aplicadas a operação de sistemas sob incerteza, modelagem de sistema de informação, abrangendo principalmente soluções para Big Data e desenvolvimento de framework para representação de sistemas elétrico-energéticos, base para as aplicações da PSR.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – UFRJ
  • MSc e DSc em Sistemas de Potência – COPPE/UFRJ

Experiência Profissional

  • Participação no desenvolvimento de modelos computacionais
  • Participação no desenvolvimento de frameworks e soluções de integração de modelos e dados
  • Participação no desenvolvimento de soluções para Cloud Computing e Big Data
  • Suporte em análises estatísticas e análise de dados em geral

 

Luiz Mauricio Thomé

Graduado em Engenharia Elétrica e pós graduado em Sistemas de Potência

É engenheiro eletricista, com créditos de pós-graduação e cursos de especialização na Alemanha em sistemas de potência. É responsável pela área de Tecnologia da Informação (TI) da PSR, e também coordena o desenvolvimento de software de redes de transmissão, incluindo tarifas por uso da rede, perdas nodais, fluxo de potência ótimo AC e a modelagem da rede de transmissão no SDDP. Nos últimos anos, ele vem participando de estudos de tarifa de transmissão na China; planejamento da transmissão no Brasil, El Salvador e outros países da América Latina; especificação de uma base de dados integrada para planejamento / operação (projeto SIEPAC para integração dos mercados dos seis países da América Central); análise do sistema de geração / transmissão da Costa Oeste dos Estados Unidos; e implementação do SDDP em ambiente de processamento paralelo. Anteriormente, ele trabalhou no Cepel, onde gerenciou o desenvolvimento de software de análise de redes, tais como fluxo de potência AC e transientes eletromagnéticos, e foi engenheiro de planejamento de sistemas na LIGHT.

Luiz Raphael Lopes, BSc

Desde 2019

Desde 2019 na PSR, trabalha no desenvolvimento, manutenção e suporte do software SDDP, aplicado para o planejamento e operação sob incerteza de sistemas energéticos com resolução horária, múltiplos armazenamentos, alta penetração de renováveis e restrições de transmissão.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia de Produção com ênfase em Análise de Risco – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Participação no desenvolvimento de modelos computacionais
  • Suporte ao cliente de ferramentas computacionais

 

Maria de Luján, DSc

Desde 2001

Desde 2001 na PSR, atualmente trabalha no desenvolvimento de metodologias de otimização e implementação de ferramentas computacionais baixo incertezas, aplicadas à expansão da transmissão (OptNet) e à alocação de fontes de potência reativa (OptFlow). Participou também no desenvolvimento de metodologias e ferramentas computacionais relacionados ao modelo de despacho hidrotérmico estocástico (SDDP).

Formação Acadêmica

  • BSc em Matemática –  Universidad Nacional de Rosario
  • MSc e DSc em Engenharia de Sistemas e Computação – COPPE/UFRJ

Experiência Profissional

  • Participação no desenvolvimento de modelos computacionais.
  • Participação em cursos de treinamento ao cliente sobre utilização dos modelos
  • Suporte ao cliente de ferramentas computacionais

 

Rafael Benchimol Klausner, BSc

Desde 2020

Desde 2020 na PSR, atua no desenvolvimento e suporte do modelo de planejamento da operação do Sistema Elétrico: SDDP. Participa também no desenvolvimento de ferramentas open-source para o setor elétrico e na análise de metodologias para aplicação em modelos computacionais.

Formação Acadêmica

  • BSc em Matemática Aplicada – UFRJ
  • Mestrando em Engenharia Elétrica – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Participação no desenvolvimento de modelos computacionais aplicados ao setor elétrico
  • Palestrante em seminários nacionais e internacionais
  • Suporte ao cliente de ferramentas computacionais
  • Cursou Ciência da Computação na UFRJ por um ano e meio

Raphael Sampaio, MSc

Desde 2016

Desde 2016 na PSR, tem como papel projetar e desenvolver aplicações (sddp2, psrcore, psrio, psrclustering, psrplot, sddeep, sunscreen, testrunner, birthday), e pacotes (psrnetwork). Testar e implementar softwares para garantir a qualidade e a confiabilidade do sistema. Manter-se atualizado com as últimas tecnologias e tendências no setor de energia, e aplicar essas conhecimentos ao desenvolvimento de software. Colaborar com equipes para entender as necessidades dos usuários internos/externos e fornecer suporte técnico a esses usuários. Além de desenvolver e manter documentação do software.

Formação Acadêmica

  • BSc  em Engenharia da Computação – PUC-Rio
  • MSc em Informática com ênfase em Otimização e Machine Learning – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de modelos de otimização para despacho hidrotérmico sob incerteza com restrições de transmissão
  • Pesquisa e desenvolvimento de metodologias avançadas em otimização estocástica e machine learning
  • Pesquisa e desenvolvimento de arquitetura de software com ênfase em nuvem, análise de dados, computação paralela e em GPU
  • Contribuições para o ecossistema de desenvolvimento das linguagens de programação C++ e Julia

 

Rodrigo Benoliel

Intern
Desde 2021

Desde 2021 na PSR, faz parte do desenvolvimento de projetos de P&D e de produtos computacionais. Participa da criação ou melhoria de modelos para melhor representação de sistemas energéticos ou para fins de previsão, simulação e otimização.

Formação Acadêmica

  • Estudante de graduação em Engenharia Elétrica – UFRJ

Experiência Profissional

  • Modelagem computacional de sistemas elétricos
  • Análise e tratamento de dados
  • Desenvolvimento de ferramentas e modelos computacionais

 

Tiago Andrade, DSc

Desde 2018

Desde 2018 na PSR, atua na PSR na equipe de modelos e na de inovação. Desenvolve a teoria e/ou a implementação dos modelos matemáticos e algoritmos para diversos modelos da PSR desde os modelos principais como o SDDP quanto modelos novos que surgiram na área de inovação como um módulo do hidroelétricas reversíveis do HERA. Na área de pesquisa, também atua na área de computação quântica.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia de Produção – PUC-Rio
  • DSc em Engenharia de Produção – PUC-Rio; RMIT University

Experiência Profissional

  • É especialista em modelos de otimização linear, não-linear, quadrática, inteira, e estocástica. Também tem experiência prática e teórica em algoritmos de decomposição.
  • Desenvolvimento de ferramentas de suporte a decisão, planejamento e softwares
  • Planejamento da expansão de sistemas elétricos e da rede tanto da parte ativa quanto da reativa
  • Planejamento de hidroelétricas reversíveis, de despacho econômico e de unit commitment
  • Participação de P&Ds
  • Publicação de artigos
  • Palestrante em workshops e seminários, nacionais e internacionais

 

Ricardo Perez, MSc

Desde 2009

Desde 2009 na PSR, lidera atividades de treinamento internacional e de suporte para diversos modelos da PSR (SDDP, OptGen, TSL e NetPlan). Além disso, colabora estreitamente com as equipes de desenvolvimento na visão de produto e de aplicação de novas metodologias.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – Universidade Federal de Itajubá
  • MSc em Engenharia Elétrica – COPPE/UFRJ

Experiência Profissional

  • Participou de diversos estudos internacionais de transmissão da PSR, como o desenvolvimento de um novo sistema de planejamento da transmissão para o Western Electricity Coordination Council (WECC), nos Estados Unidos
  • Anteriormente, trabalhou no Departamento de Planejamento de Geração da CPFL e em duas instituições na Alemanha: Technische Universität Dresden, onde desenvolveu pesquisas em qualidade de suprimento; e na DIgSILENT GmbH, onde realizou estudos para integração de parques eólicos na rede alemã
  • Palestrante em conferências e seminários no Brasil e no exterior, e é autor e co-autor de diversos trabalhos técnicos publicados em conferências locais e internacionais

 

Gabriel Vidigal, BSc

Desde 2020

Desde 2020 na PSR, atua no desenvolvimento de modelos de otimização como o modelo de despacho hidrotérmico SDDP, e realiza pesquisa na área de machine learning aplicada ao setor elétrico.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Participação no desenvolvimento de modelos de otimização aplicados ao setor elétrico
  • Suporte ao cliente de ferramentas computacionais
  • Seis meses em programa de intercâmbio acadêmico na UCLA
  • Foi coordenador de eletrônicos na equipe AeroRio UAV Design da PUC-Rio, tendo aprendido sobre desenvolvimento de projetos e comportamento organizacional

 

Guilherme Freitas, BSc

Desde 2020

Desde 2020 na PSR, participa da equipe de desenvolvimento do SDDP, implementando novas funcionalidades e atuando no suporte.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia de Produção – UFF

Experiência Profissional

  • Participação no desenvolvimento do modelo computacional SDDP
  • Suporte ao cliente de ferramentas computacionais

 

Iago Leal, MSc

Desde 2020

Desde 2020 na PSR, atua na área de  pesquisa e desenvolvimento de software, principalmente no desenvolvimento do SDDP.  Para manter os modelos da PSR sempre no estado da arte, aplica no dia-a-dia os métodos mais modernos de otimização e computação de alta performance, visando sempre ambientes de programação distribuída. Fora isso, também trabalha em projetos de pesquisa visando garantir e melhorar a convergência e corretude dos modelos.

Formação Acadêmica

  • BSc em Matemática Aplicada – UFRJ
  • MSc em Matemática Aplicada – UFRJ

Experiência Profissional

  • Implementação de algoritmos distribuídos
  • Participação no desenvolvimento de modelos computacionais
  • Modelagem matemática com programação linear e não-linear
  • Participação em projetos de pesquisa para melhora de algoritmos

 

Vítor Egger

Intern
Desde 2021

Desde 2021 na PSR, atua no desenvolvimento do SDDP em fortran, criando ferramentas e funcionalidades para a PSR e para os clientes. Além disso, auxilia em testes e suportes quando necessário.

Formação Acadêmica

  • Bacharelando em Engenharia Mecânica – UFF

Experiência Profissional

  • Participação no desenvolvimento de modelos computacionais
  • Desenvolvimento de ferramentas computacionais em diferentes linguagens

 

Guilherme Bodin, MSc

Desde 2021

Desde 2021 na PSR, atua no desenvolvimento e suporte das ferramentas computacionais da PSR. Além disso, participa no desenvolvimento da infraestrutura de testes dos modelos computacionais da PSR, em projetos de P&D e de pesquisa interna para explorar novas metodologias para ferramentas de apoio a decisão. Por fim, também atua no desenvolvimento e suporte de bibliotecas open-source utilizados pela PSR.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – PUC-Rio
  • MSc em Engenharia Elétrica com ênfase em Pesquisa Operacional – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Participação no desenvolvimento de modelos computacionais
  • Participação em projetos de P&D
  • Palestrante em workshops e seminários, nacionais e internacionais
  • Participação em projetos de desenvolvimento de ferramentas open-source
  • Suporte ao cliente de ferramentas computacionais

 

Lucas Guerreiro, BSc

Desde 2021

Desde 2021 na PSR, atua como desenvolvedor em toda a cadeia produtiva das ferramentas computacionais da PSR, desde sua concepção, sua implementação e o suporte com o cliente. Além de estar diretamente envolvido em projetos de Pesquisa & Desenvolvimento, ligado à parte de modelagem matemática e implementação.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Mecânica – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Suporte ao cliente de ferramentas computacionais
  • Participação no desenvolvimento de modelos computacionais
  • Palestrante em workshops e seminários, nacionais e internacionais

 

Pedro Maciel Xavier, BSc

Desde 2021

Desde 2021 na PSR, é um dos principais pesquisadores e desenvolvedores das soluções de Computação Quântica da PSR, além dos modelos de otimização que dialogam com essas tecnologias. Além disso, trabalha no desenvolvimento e suporte de outras ferramentas de software e modelos da PSR.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia da Computação e Informação – POLI/UFRJ
  • BSc em Matemática – IM/UFRJ
  • Mestrando em Otimização, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação – PESC-COPPE/UFRJ

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de bancos de dados e implementação de metodologia de pesquisa clínica (IFF/Fiocruz)
  • Aplicações de redes neurais sem pesos (NCE/UFRJ)
  • Pesquisa e ensino em design generativo para arquitetura (FAU/UFRJ)
  • Computação Quântica, Lógica e Otimização (PESC/COPPE/UFRJ)
  • Monitoria de Cálculo, Programação, Estruturas de Dados, Computação Gráfica, Otimização

 

Carolina Monteiro, BSc

Desde 2021

Desde 2021 na PSR, atua no suporte ao desenvolvimento dos softwares SDDP e Monalisa e em pesquisas e testes para inovação em modelos de otimização voltados para sistemas elétricos.

Formação Acadêmica

  • BSc em Matemática Aplicada – FGV

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de softwares e modelos computacionais de otimização
  • Medalhista de prata nas duas edições da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) que participou, 2017 e 2018. Por conta das medalhas, conseguiu bolsa integral e auxílio de custos ao longo da graduação na FGV.

 

Daniel Villas Bôas de Jesus

Intern
Desde 2022

Desde 2022 na PSR, atua no desenvolvimento de aplicações em C++ para o ambiente NetPlan, em testes na interface dos modelos integrados ao NetPlan e em estudos técnicos nas áreas de operação e planejamento da expansão da transmissão.

Formação Acadêmica

  • Bacharelando em Engenharia Elétrica – UFF

Experiência Profissional

  • Iniciação Científica na área de estimação de estado/parâmetros de sistemas elétricos de potência pelo Laboratório de Modelagem Computacional de Sistemas de Energia Elétrica (LMSE) na Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Desenvolvimento de aplicações back-end em Python num projeto de P&D da UFF em parceria com a PETROBRAS visando realizar estudos de fluxo de potência na FPSO P67
  • Desenvolvimento em C++ para o ambiente NetPlan; estudos técnicos nas áreas de operação e planejamento da expansão da transmissão

 

Pedro Hervé

Intern
Desde 2022

Desde 2022 na PSR, tem prestado suporte aos clientes usuários das ferramentas computacionais da PSR, bem como participado do desenvolvimento e melhoria dessas ferramentas de modelagem. Além disso, tem estudado sobre melhores formas de representar a modelagem de baterias em sistemas elétricos e é responsável pela reformulação das apresentações oficiais, usadas em palestras e cursos, das ferramentas computacionais da empresa.

Formação Acadêmica

  • Bacharelando em Engenharia Elétrica – UFRJ

Experiência Profissional

  • Suporte ao cliente de ferramentas computacionais
  • Participação no desenvolvimento de modelos computacionais
  • Desenvolvimento de estudos técnicos sobre baterias
  • Reformulação das novas apresentações oficiais das ferramentas computacionais

 

Filipy César

Intern
Desde 2022

Desde 2022 na PSR, atua no desenvolvimento de um conversor para converter bases de diferentes softwares de expansão de geração e transmissão. Além disso, trabalha no desenvolvimento de uma nova interface para um software que está sendo desenvolvido pela PSR chamado: “Optdec”. Por fim, atua na área de suporte, prestando auxílio ao cliente que utiliza as ferramentas computacionais da PSR.

Formação Acadêmica

  • Bacharelando em Engenharia Elétrica – UFRJ

Experiência Profissional

  • Participação no desenvolvimento de modelos computacionais
  • Testes de metodologias a serem implementadas pelo operador e planejador do sistema elétrico
  • Suporte ao cliente de ferramentas computacionais
  • Participação no desenvolvimento de manuais para clientes

 

Pedro Ripper

Intern
Desde 2022

Desde 2022 na PSR, atua na área de pesquisa e desenvolvimento de pacotes em Julia para a reformulação de problemas de otimização em JuMP para modelos compatíveis com computadores quânticos. Além disso, participa do desenvolvimento de novas features para software da PSR.

Formação Acadêmica

  • Bacharelando em Engenharia de Computação – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de software
  • Pesquisa e desenvolvimento de aplicações para a área de Otimização Quântica
  • Qiskit Advocate
  • Panelista do primeiro workshop de Computação Quântica da IBM Research Brasil
  • Realizou intercâmbio acadêmico de um semestre na Universidade de Copenhague (2022)

 

Lucas Storino

Intern
Desde 2022

Desde 2022 na PSR, participa na pesquisa e desenvolvimento de modelos de computação paralela com tolerância a falha e na pesquisa para o aperfeiçoamento operacional do serviço de Cloud.

Formação Acadêmica

  • Bacharelando em Engenharia de Computação e Informação – UFRJ

Experiência Profissional

  • Desenvolvedor Backend
  • Experiências em tecnologias de Orquestração de Contêineres

 

Vinicus Justen

Intern
Desde 2022

Desde 2022 na PSR, atua no desenvolvimento de modelos matemáticos e suporte aos softwares da empresa.

Formação Acadêmica

  • Bacharelando em Engenharia Elétrica – UFRJ

Experiência Profissional

  • Estudo de sistemas dinâmicos
  • Desenvolvimento de instrumentos virtuais para medidas elétricas
  • Participação no desenvolvimento de modelos computacionais no setor de energia

Geir Holler, MSc

Desde 2023

Desde 2023 na PSR, atua com previsão de carga, modelagem usando o SDDP, e com o desenvolvimento do sistema de gerenciamento de portfólio.

Formação Acadêmica

  • MSc em Economia – University of Oslo

Experiência Profissional

  • Análise de mercado de energia
  • Modelagem na área de mercado de energia
  • Estruturação e aconselhamento sobre operações de mercado recorrentes, como negociação de energia e gerenciamento de risco, planejamento de produção, previsão de carga, implementação do SDDP e validação/backtesting recorrente

 

Mateus Vaz

Intern
Desde 2023

Desde 2023 na PSR, participa do desenvolvimento de ferramentas computacionais e modelos matemáticos de co-otimização aplicados ao setor de energia nas áreas de planejamento da expansão e operação sob incerteza de sistemas hidrotérmicos com inserção de renováveis, contemplando os segmentos de geração e transmissão em diferentes níveis de tensão, e no desenvolvimento e testes de novos frameworks de otimização em C++, como COIN-OR e OR-TOOLS.

Formação Acadêmica

  • Bacharelando em Engenharia Elétrica – UFRJ

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de ferramentas e modelos computacionais
  • Desenvolvimento e teste de novos frameworks de otimização

 

Amanda Fernandes, MSc

Desde 2017

Desde 2017 na PSR, atua na área de estudos técnicos, regulatórios e econômicos direcionados a transmissão e distribuição.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – UFRJ
  • Mestranda em Engenharia Elétrica com ênfases em Sistema de Energia – COPPE/UFRJ

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de estudos técnicos e regulatórios nas áreas de operação e planejamento da expansão da transmissão e de distribuição com Recursos Energéticos Distribuídos
  • Atuação nas áreas de diligência regulatória e econômico-financeira e apoio à tomada de decisão em leilões e M&A de geração e transmissão
  • Projeções tarifárias de transmissão, incluindo as tarifas de uso do sistema de transmissão (TUST) para curto, médio e longo prazo
  • Assistência a clientes que buscam acesso a redes de transmissão e distribuição, em questões técnicas e regulatórias
  • Análise da confiabilidade de sistemas elétricos com representação estocástica de fontes renováveis de energia
  • Proficiência em softwares de planejamento e operação do sistema elétrico da PSR (SDDP, OPTGEN e NETPLAN) e no software de análise de rede de distribuição (OpenDSS).
  • Palestrante em workshops e seminários

 

Ana Beatriz Werlang, BSc

Desde 2017

Desde 2017 na PSR, atua na área de consultoria internacional, auxiliando investidores, bancos e entidades governamentais. Atua tanto em projetos de análise de mercados internacionais de energia elétrica, incluindo a modelagem de mercado e análise de ativos, quanto em projetos conceituais sobre desenho de mercado e de modelos de leilão. Possui amplo conhecimento e experiência sobre as metodologias de despacho e planejamento da expansão.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Produção – UFRJ
  • Mestranda em Engenharia de Produção com ênfase em Pesquisa Operacional – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Análise de mercados internacionais de energia elétrica Modelagem de mercados elétricos
  • Projeção de preços e análise de ativos
  • Due diligence de ativos de geração, transmissão e distribuição de eletricidade e gás
  • Análise de desenho de mercado
  • Análise de modelos de leilão
  • Participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento

 

Ana Sofia Viotti, MSc

Estudos Estratégicos em Comercialização de Energia
Desde 2017

Ingressou na PSR em 2017 e é especialista em consultoria em comercialização de energia, análise de investimentos, gestão de risco, otimização de portfólios fisico-financeiros e planejamento energético com foco em previsão de demanda de eletricidade. Experiência em linguagens de programação e desenvolvimento de softwares de apoio a tomada de decisão e modelos econométricos de previsão.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – PUC-Rio; período na University of Texas at Austin
  • MSc em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio a Decisão – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Projetos de previsão de demanda energética a longo prazo para governos do Peru, Bolivia, Equador e Colômbia
  • Desenvolvimento de modelo computacional para previsão de demanda utilizando a linguagem de programação R
  • Desenvolvimento de modelo computacional para otimização de portfólios de ativos físico-financeiros sob incerteza e com restrições de risco – OPTFOLIO
  • Projetos de quantificação de riscos no setor elétrico
  • Apresentação de cursos de capacitação dos modelos internacionalmente e cursos de riscos para agentes do setor elétrico ao redor do Brasil

 

Bruno Peixoto

Desde 2019

Desde 2019, elabora estudos acerca de mercados elétricos internacionais, incluindo o desenvolvimento de projetos de análise e modelagem de mercado, projeções de preços, diligências e planejamento estratégico para agentes do setor (autoridades governamentais, investidores e instituições financeiras) em uma ampla gama de países, em especial na América Latina, como México, Colômbia e Peru.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia de Produção com ênfase em Análise de riscos – PUC-Rio
  • Mestrando em Engenharia Industrial com ênfase em  Pesquisa Operacional – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de estudos de análise e modelagem de mercados elétricos
  • Atuação em estudos de projeção de preços de energia
  • Participação em diligências de ativos de energia
  • Atuação na elaboração de planejamento estratégico para agentes do setor elétrico
  • Desenvolvimento de estudos de desenho de mercados elétricos e de leilões de energia
  • Atuação em estudos de descarbonização de matrizes de geração

 

Celso Dall'Orto, MSc

Desde 2015

Desde 2015 na PSR, é responsável pelos estudos energéticos e projeção de preços de liquidação de diferenças contratuais (PLD) no mercado brasileiro. Os estudos auxiliam investidores novos e existentes na estratégia de comercialização de energia, participação em leilões, etc. Além disso, contribui nos estudos de diligência, análises regulatórias e P&Ds.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações – PUC-Campinas
  • MSc em Engenharia Elétrica – Universidade Federal de Itajubá
  • Doutorando em Engenharia Elétrica – UNIFEI

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de estudos de planejamento da operação energética integrada gás-eletricidade de curtíssimo prazo até estudos de médio prazo
  • Planejamento da expansão de sistemas elétricos
  • Estudos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para o setor energético
  • Desenvolvimento de estudos técnicos de riscos energéticos
  • Atuação nas áreas de diligência regulatória, econômico-financeira e apoio à tomada de decisão, incluindo cálculo de Garantia Física, repactuação do risco hidrológico, revisão do MRE
  • Palestrante em workshops e seminários, nacionais e internacionais
  • Especializado em geração de energia e Black belt

 

Gabriel Clemente, MSc

Análise de Investimento em Projetos de Geração e Leilões de Energia
Desde 2011

Ingressou na PSR em 2011 e atua na avaliação econômico-financeira de projetos de geração, assessoria estratégica para leilões de energia, processos de diligência de ativos de geração, assessoria regulatória e de mercado para clientes locais e internacionais e projeção de preços de energia.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – UFF
  • MSc em Engenharia Elétrica – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Avaliação econômico-financeira de projetos de geração
  • Assessoria estratégica para leilões de energia;
  • Atuação em processos de diligência de ativos de geração
  • Estudos regulatórios e de mercado para clientes locais e internacionais
  • Projeção de preços de energia

 

 

Gabriel Cunha, DSc

Desde 2011

Desde 2011 na PSR, atua na área internacional, com atuação particular em projetos de desenho de mercado de energia e modelagem de sistemas energéticos, incorporando aspectos econômicos e particularidades físicas e regulatórias de diferentes mercados. É autor e coautor de mais de 20 publicações em revistas e periódicos científicos e participações em conferências acadêmicas

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Química – USP
  • Dupla graduação internacional em Engenharia – École Polytechnique
  • MSc em Planejamento Energético – UFRJ
  • DSc em Economia – FGV

Experiência Profissional

  • Estudos técnicos de modelagem de mercados elétricos, projeções de mercado e preços
  • Desenho de mercados elétricos, formação de preço, e mercados de confiabilidade
  • Modelagem matemática de mercados elétricos e equilíbrio de Nash
  • Recomendações para formadores de políticas públicas para implementação de leilões de energia e outros mecanismos de incentivo no contexto da transformação energética
  • Análise regulatória comparativa de mercados internacionais
  • Análise econométrica de comportamento do consumidor e inserção de recursos energéticos distribuídos
  • Planejamento estratégico no contexto da transição energética, com apoio à agentes privados, associações, multinacionais, e agentes operadores

 

Gabriella Dantas, BSc

Análise de Investimento em Projetos de Geração e Leilões de Energia
Desde 2018

Desde 2018 na PSR, atua em projetos de consultoria para apoio à tomada de decisão em investimentos em geração de energia elétrica no Brasil, assessorando agentes de mercado e instituições financeiras com suporte na participação em leilões, análises econômico-financeiras, diligências regulatórias e econômico-financeiras e estudos para definição de estratégia de entrada no setor elétrico brasileiro.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia de Produção – PUC-Rio
  • Mestranda em Economia e Finanças aplicada à Energia – FGV

Experiência Profissional

  • Intercâmbio de 6 meses na Copenhagen Business School
  • Avaliação econômico-financeira sob incerteza de projetos de geração de energia com o software OptValue
  • Assessoria a investidores para definição de estratégia de entrada no setor elétrico brasileiro, com foco no segmento de geração
  • Atuação em diligências de portfolios de ativos de geração
  • Assessoria a investidores visando a participação em leilões de energia
  • Desenvolvimento de modelos econômico-financeiros em excel

 

Igor Carvalho, MSc

Desde 2015

Desde 2015 na PSR, desenvolve estudos de mercado envolvendo o sistema elétrico brasileiro, passando por todas as etapas desde a preparação da proposta até a apresentação/entrega final para o cliente. Além disso, acompanha as movimentações no mercado de energia, novidades no setor, mudanças regulatórias e em possíveis melhorias para a base de dados da PSR.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – UFRJ; Brunel University em Londres (1 ano; Engenharia Elétrica e Eletrônica)
  • MSc em Engenharia Elétrica – UFRJ

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de estudos técnicos nas áreas de operação e planejamento da expansão da geração e da transmissão do sistema elétrico brasileiro e de diversos outros países.
  • Suporte ao cliente de ferramentas computacionais.
  • Participação no desenvolvimento de modelos computacionais.

 

Jairo Terra, MSc

Desde 2014

Desde 2014 na PSR, atua como gerente de projetos e consultor de assunto regulatórios. Nesta atribuição, coordena estudos para elaboração de propostas de aprimoramento regulatório, formulação de políticas públicas e aprimoramento de mercado de energia junto a órgãos governamentais, associações, agências internacionais de fomento, associações e agentes privados. Adicionalmente, também fornece consultoria regulatória para investidores, apresentando oportunidades, desafios e riscos do setor.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – UFRJ
  • MSc em Engenharia Elétrica com enfoque em sistemas elétricos – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Coordenação de estudos para aprimoramento do arcabouço regulatório do setor elétrico
  • Coordenação de estudos sobre desenho de mercado de energia
  • Participação em diligências de ativos do Setor Elétrico (geradores e linhas de transmissão)
  • Desenvolvimento de estudos técnicos nas áreas de operação e planejamento
  • Atuação nas áreas de diligência regulatória e econômico-financeira e apoio à tomada de decisão em leilões de geração e transmissão de energia elétrica

 

João Marcos Dusi Vilela, MSc

Desde 2018

Desde 2018 na PSR, atua na área de planejamento de sistemas elétricos na PSR, desenvolvendo modelos computacionais de planejamento e participando de estudos elétricos.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia de Produção – PUC-Rio; um ano na University of Southern California
  • MSc em Engenharia de Produção com ênfase em modelos de planejamento da rede de transmissão – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Estudos de expansão da rede de transmissão em sistemas elétricos
  • Simulações operativas de sistemas elétricos com transmissão e geração integradas
  • Estudos de conexão de novos usuários à rede elétrica
  • Custeamento de equipamentos e módulos de infraestrutura de redes de transmissão
  • Desenvolvimento de modelo de cálculo tarifário da transmissão
  • Desenvolvimento de modelo de traçados ótimos para projetos de linha de transmissão
  • Desenvolvimento de modelo de reconstituição de históricos horários de geração renovável
  • Programação em Julia

 

João Pedro Bastos, MSc

Desde 2014

Desde 2014 na PSR, desenvolve projetos voltados à análise de mercados elétricos internacionais, modelagem de mercado, projeção de preços de energia e formulação de políticas no setor. Tem liderado diligências de mercado em transações (M&A e financiamentos) de ativos de eletricidade e gás em diversos países na América Latina. Tem sido instrutor em cursos sobre desenho de mercados de eletricidade, leilões de energia e modelagem de sistemas elétricos.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia de Produção – UFRJ
  • MSc em Engenharia Elétrica – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Atuação em diligências de mercado em transações de ativos de eletricidade e gás em diversos países
  • Análise de mercados internacionais de energia
  • Projeções de preços de energia em diversos países
  • Desenvolvimento de estudos de planejamento da expansão da geração de energia elétrica
  • Palestrante em workshops e seminários, nacionais e internacionais

 

José Rosenblatt, MSc

Desde 2000

Desde 2000 na PSR, atua nas atividades na área regulatória, incluindo participação em procedimentos arbitrais na qualidade de assistente técnico, com análise das questões, confecção de pareceres técnicos, argumentação e eventual participação nas sessões dos tribunais arbitrais; e confecção de contribuições a consultas públicas.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – PUC-Rio
  • MSc em Pesquisa Operacional – Universidade de Stanford

Experiência Profissional

  • Assessoria a clientes (e assessoria interna) em temas regulatórios
  • Preparação de contribuições de clientes a consultas públicas
  • Apresentações em workshops e seminários e a entidades como ANEEL
  • Participação em procedimentos arbitrais e judiciais sobre temas regulatórios na qualidade de Assistente Técnico
  • Antes de integrar-se à PSR trabalhou na Eletrobrás, nas áreas de regulação, comercialização de energia, avaliação de projetos, planejamento da expansão e desenvolvimento de software de simulação do sistema
  • É autor e co-autor de artigos técnicos publicados em periódicos e apresentados em seminários e conferências nacionais e internacionais

 

Juliana Xavier, BSc

Desde 2016

Desde 2016 na PSR, desenvolve estudos de mercados elétricos internacionais (principalmente na América Latina), incluindo projeção de preços, análise de ativos de geração, projeção de receitas/retornos, análise regulatória, modelagem de mercado, formulação de políticas, análise de riscos e oportunidades, diligência de ativos e participação em M&As.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia de Produção – IBMEC
  • Mestranda em Economia e Finanças – FGV-RJ

Experiência Profissional

  • Análise de mercados elétricos internacionais
  • Projeção de preços de energia, capacidade e certificados de energia limpa
  • Análise regulatória – modelagem de mercado
  • Formulação de políticas setoriais
  • Análise de ativos de geração, projeção de receitas/retornos, análise de riscos e oportunidades
  • Construção de cenários de geração renovável
  • Participação em diligência de ativos e M&As

 

Luana Gaspar, BSc

Desde 2020

Desde 2020 na PSR, atua em projetos voltados para a transição energética global e inserção de novas tecnologias, focando em hidrogênio e seus derivados, biocombustíveis, biomassa, CCS e eletrificação. Nesses temas, atua em projetos de análise de mercado, cálculo de custos de produção e implementação, avaliação de sistemas de certificação e estruturação de planos para a redução de emissões.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Química – UFRJ
  • Mestranda em Engenharia Elétrica – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de planos para a descarbonização do setor energético
  • Análise de mercado para tecnologias de baixo carbono
  • Cálculo de custo de produção de hidrogênio de baixo carbono em diferentes regiões do Brasil
  • Projeção de crescimento de demanda elétrica com eletrificação do transporte e da indústria e produção de hidrogênio verde
  • Estudos de sistemas de certificação de hidrogênio e energia elétrica renovável
  • Desenvolvimento de ferramentas analíticas para projeto de produção de hidrogênio verde e de geração de energia heliotérmica

 

Lucas Okamura, MSc

Desde 2015

Desde 2015 na PSR, já participou do desenvolvimento, treinamento e suporte de ferramentas analíticas desenvolvidas pela PSR: SDDP (despacho hidrotérmico estocástico de longo prazo); OptGen (planejamento da expansão de sistemas de geração e interconexões); NetPlan (planejamento da expansão de sistemas de transmissão) e NCP (programação operativa de curto prazo). Atualmente participa de estudos de planejamento energético e de projeção de preços de energia no Brasil.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – UFRJ; The University of Manchester (1 ano; Engenharia Elétrica e Eletrônica)
  • MSc em Engenharia Elétrica (Sistemas de Potência) – COPPE/UFRJ

Experiência Profissional

  • Suporte ao cliente de ferramentas computacionais
  • Participação no desenvolvimento de modelos computacionais
  • Participação em treinamento a clientes para utilização de modelos computacionais
  • Desenvolvimento de estudos técnicos nas áreas de planejamento da expansão da geração e transmissão de sistemas elétricos

 

Marcelo Resende, BSc

Desde 2016

Desde 2016 na PSR, Analista nas áreas de mercados de energia e planejamento energético, com atuação no desenvolvimento de estudos e de software.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenheria Elétrica com ênfase em Sistemas de Energia Elétrica e Telecomunicações – PUC-Rio
  • BSc em Economia – FGV-RJ
  • Mestrando em Matemática – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Planejamento integrado das cadeias energéticas, considerando seus diversos usos e seu impacto na economia e no meio ambiente
  • Análise de soluções tecnológicas para redução de emissões de gases do efeito estufa –
  • Análise de mercados internacionais de eletricidade e gás natural
  • Desenho de mecanismos econômicos em mercados de energia
  • Participação no desenvolvimento de modelos computacionais
  • Otimização de portfólios de ativos físicos e financeiros no mercado elétrico

 

Mateus Cavaliere, MSc

Desde 2015

Desde 2015 na PSR, atualmente é gerente de projetos em: i) estudos tarifários e de precificação de energia nos ambientes de contratação regulada e livre; ii) estudos de avaliação de estratégias para suprimento de energia de consumidores; iii) estudos de planejamento da expansão e operação do SEB; iv) avaliações econômico-financeiras de empresas de geração e distribuição; e v) assessoria regulatória.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistema de Potência – UFRJ
  • MSc em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de estudos técnicos nas áreas de operação e planejamento da expansão da geração
  • Desenvolvimento de estudos técnicos de projeção de preços no Setor Elétrico Brasileiro e de tarifas de fornecimento no Setor Elétrico Brasileiro
  • Desenvolvimento de estudos para avaliação de estratégias para suprimento de energia de consumidores e de avaliação de risco de portfólio físicos e financeiros
  • Atuação nas áreas de diligência regulatória e econômico-financeira e apoio à tomada de decisão em M&As (distribuição e geração)
  • Participação no desenvolvimento de modelos computacionais
  • Suporte técnico em arbitragens judiciais
  • Assessoria regulatória
  • Palestrante em workshops e seminários, nacionais e internacionais

 

Maynara Aredes, DSc

Desde 2017

Desde 2017 na PSR, vem trabalhando no desenvolvimento de modelos e ferramentas computacionais para o planejamento e análise de sistemas de potência.

Formação Acadêmica

  • BSc cum laude em Engenharia Elétrica – UFRJ
  • BSc em Matemática Aplicada com ênfase em Computação Científica – UFRJ
  • DSc em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica de Potência – COPPE/UFRJ

Experiência Profissional

  • Participou de um programa de intercâmbio acadêmico na Universidade de Tsinghua, Pequim, China durante sua graduação
  • Trabalhou como pesquisadora no LEMT (Laboratório de Eletrônica de Potência e Média Tensão) na UFRJ em projetos de P&D nas áreas de DC Multi-Infeed, dispositivos FACTs, energias renováveis e DC Microgrid

 

Monique Riscado, MBA

Desde 2019

Desde 2019 na PSR, executa e coordena estudos na área de assessoria regulatória ao mercado, auxiliando no entendimento do setor elétrico brasileiro, debatendo propostas de mudança no arcabouço regulatório vigente, assim como propostas para regulação de novos mercados/tecnologias e seus impactos associados.

Formação Acadêmica

  • BSc em  Economia – UFF
  • MBA em Gestão de Projetos – IBMEC

Experiência Profissional

  • Acompanhamento de mudanças regulatórias e seus respectivos impactos para os diferentes segmentos do setor de energia
  • Assessoria relacionada ao modelo regulatório vigente
  • Atuação em diligências regulatórias de ativos de energia
  • Desenvolvimento de estudos de avaliação de estratégias para suprimento de energia de consumidores
  • Participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento
  • Vivência em estudos de mercado diversos: acompanhamento setorial, mercado potencial, desafios, tendências, projeções, análise de barreiras e mecanismos de incentivo, modelagem de novos negócios em energias renováveis, entre outros
  • Participação em processos de construção de planejamento estratégico e gestão de projetos
  • Elaboração de cenários de demanda de energia nos setores residencial e transportes e aprimoramento dos modelos utilizados para projeção de demanda de energia e eficiência nos planos de médio e longo prazos do governo federal (PDE e PNE)

 

Ricardo Cunha Perez

Ricardo Perez ingressou na PSR em 2009. Atualmente ele lidera atividades de treinamento internacional e de suporte para diversos modelos da PSR (SDDP, otimização estocástica da operação; OptGen, expansão ótima de sistemas de geração e interconexões; e NetPlan/OptNet, expansão ótima de sistemas de transmissão). Além disso, colabora estreitamente com as equipes de desenvolvimento na visão de produto e de aplicação de novas metodologias. Ele também participou de diversos estudos internacionais de transmissão da PSR, como o desenvolvimento de um novo sistema de planejamento da transmissão para o Western Electricity Coordination Council (WECC), nos Estados Unidos.

Anteriormente, trabalhou no Departamento de Planejamento de Geração da CPFL e em duas instituições na Alemanha: Technische Universität Dresden, onde desenvolveu pesquisas em qualidade de suprimento; e na DIgSILENT GmbH, onde realizou estudos para integração de parques eólicos na rede alemã.

O Sr. Perez tem sido palestrante em conferências e seminários no Brasil e no exterior, e é autor e co-autor de diversos trabalhos técnicos publicados em conferências locais/internacionais. Ele é graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Itajubá e tem mestrado em engenharia elétrica pela COPPE/UFRJ.

Rodolfo Lage, MSc

Desde 2020

Desde 2020 na PSR, atualmente trabalha na área de projeção de preços e planejamento energético do setor elétrico brasileiro. Onde realizo estudos de curto e longo prazo para avaliar a evolução dos preços de energia, despacho do parque hidrotérmico, consumo de gás, entre outras demandas de clientes nacionais e internacionais com investimentos no setor brasileiro.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica com enfoque em sistemas de potência – UFMG
  • MSc  em Energias Renováveis com visão bastante ampla e interdisciplinar, com disciplinas dentro das Faculdades de Engenharia, Ciências e Negócios – The University of Auckland

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de estudos técnicos nas áreas de operação e planejamento da expansão do sistema elétrico
  • Planejamento da expansão de sistemas elétricos
  • Projeção de preços de energia elétrica no mercado brasileiro no curto e longo prazo
  • Análise econômica de projetos de geração
  • Avaliação de risco de suprimento de energia no sistema elétrico brasileiro
  • Na área acadêmica, foi bolsista do “New Zealand Aid Programme Scholarship Award” quando fez curso de mestrado em Energias Renováveis pela Universidade de Auckland (Nova Zelândia)

 

Rodrigo Novaes

Estudos Estratégicos em Mercados de Energia
Desde 2018

Pesquisa e análise em projetos relacionados a mercado de energia, como projeção de preços de energia elétrica e GSF, formação de preços e regulação e desenho de mercados de energia elétrica.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – UFJF
  • Cursos: i) The Regulation of the Power Sector pela Escola de Regulação de Florença; ii) Economics of Energy and the Environment pela Universidade da Califórnia.

Experiência Profissional

  • Projeção de preços de energia elétrica e GSF
  • Formação de preços
  • Regulação e desenho de mercados de energia elétrica
  • Projetos de P&D
  • É instrutor do curso “Preço Horário”, oferecido em parceria com o Centro de Treinamento e Estudos em Energia (CTEE)

 

Tainá Martins, MSc

Desde 2014

Desde 2014  na PSR, atua em estudos energéticos, hidrológicos e ambientais. Principalmente, na aplicação do HERA em estudos de caso de planejamento hidrelétrico sustentável, na análise espacial de dados para expansão renovável, e na  modelagem hidrológica e estudos de impacto das mudanças climáticas em vazões.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente – UFF
  • MSc em Engenharia, pesquisa sobre a aplicação de sensoriamento remoto em modelagem hidrológica – COPPE/UFRJ

Experiência Profissional

  • Estudos energéticos, hidrológicos e ambientais
  • Avaliação hidrológica de PCHs
  • Aplicação de geotecnologias para avaliação de potencial hidrelétrico de bacias hidrográficas
  • Planejamento hidrelétrico sustentável
  • Uso de dados de reanálise para simulação de produção renovável (solar e eólica)

 

 

Tarcisio Castro, Esp.

Desde 2005

Desde 2005 na PSR, coordena projetos na área de recursos hídricos e ambientais, estudos de inventário e planejamento, diligências ambientais, e estudos hidrológicos. Desenvolve projetos de Pesquisa e Desenvolvimento na área de energia, recursos hídricos e meio ambiente.

Formação Acadêmica

  • BSc e pós-graduação em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos – UFRJ

Experiência Profissional

  • Desde 1980, é professor assistente da escola Politécnica da UFRJ na área de recursos hídricos e meio ambiente
  • Estudos de inventário hidrelétrico, ambientais, hidrológicos, de usos múltiplos da água, de diligências de empreendimentos de energia, de dimensionamento hidráulico, e de avaliação ambiental integrada.

 

Thiago César, MSc

Desde 2023

Desde 2023 na PSR, atua como especialista/consultor em estudos que envolvem desde a programação para o dia seguinte até o planejamento da expansão para horizonte superior a dez anos, além de contribuições em temas regulatórios pertinentes ao segmento de geração de energia.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – UFJF
  • MSc em Engenharia Elétrica com enfoque em Métodos de Apoio a Decisão – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Atuação por 12 anos na EPE como consultor técnico, trabalhando em cálculos de garantia física, dimensionamento de usinas hidrelétricas, desenvolvimento e validação de modelos de planejamento, análises regulatórias e suporte na interlocução com instituições e órgãos colegiados do setor: MME, ANEEL, ONS, CCEE, CPAMP, CMSE.
  • Atuação por 3 anos no ONS onde trabalhou junto a programação diária na implementação do modelo DESSEM e depois como gerente de programação mensal, responsável pela elaboração do PMO e suas revisões.

 

Silvio Binato, DSc

Desde 2002

Desde 2002 na PSR, atua em desenvolvimento de modelos, planejamento da expansão de sistemas elétricos, desenvolvimentos de estudos, participação no desenvolvimento de modelos computacionais. Além disso, é palestrante em Workshops e seminários, e autor ou co-autor de 25 artigos técnicos em periódicos e conferências internacionais.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – UFSM
  • MSc em Engenharia Elétrica – PUC-Rio
  • DSc em Engenharia de Sistemas e Otimização – UFRJ

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de novas metodologias e software para planejamento da operação de sistemas hidrotérmicos (SDDP)
  • Planejamento da expansão de sistemas de geração (OPTGEN) e banco de dados integrado para planejamento e operação de sistemas hidrotérmicos (Studio PSR)
  • Estudos de planejamento na América Latina e Europa
  • Trabalhou no CEPEL, onde gerenciou projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de planejamento da expansão de redes de transmissão, fluxo de potência ótimo e aplicação de metas heurísticas para otimização global em sistemas de potência.

 

Alyfe Gomes

Intern
Desde 2022

Desde 2022 na PSR, atua nas seguintes atividades: i) Projeção de preços de energia (PLD); ii) Análise sobre viabilidade técnica e econômica de novas tecnologias na matriz energética; iii) Análise de risco para apoiar a decisão de investidores do setor de geração;  iv) Testes de metodologias a serem implementadas pelo Operador e Planejador do sistema elétrico brasileiro (ONS e EPE, respectivamente).

Formação Acadêmica

  • Bacharelando em Engenharia Elétrica – UFRJ

Experiência Profissional

  • Participação em uma iniciação tecnológica, fazendo uso de machine learning para avaliação da qualidade de radiografias do tórax para detecção de tuberculose

 

Bernardo Besada

Intern
Estudos Estratégicos em Comercialização de Energia
Desde 2023

Desde 2023 na PSR,  participa do desenvolvimento de aplicações computacionais para auxiliar no planejamento estratégico das necessidades de geração e distribuição de energia em países da América Latina.

Formação Acadêmica

  • Graduando em Engenharia da Computação – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de scripts de automação em Python
  • Monitoria de introdução à computação

Participação em DATATHONS

Bruno Lyra, MBA

Desde 2021

Desde 2021 na PSR, atua na assessoria regulatória, participando de projetos relacionados à modernização do setor elétrico, acompanhamento de projetos legislativos e os impactos de mudanças regulatórias no mercado de energia. Também tem participação em diligências regulatórias e apoio à participação de agentes em investimentos do setor, seja na expansão do sistema ou na aquisição de empresas. Além disso, atua no desenvolvimento de projetos de P&D e otimização da operação do sistema elétrico brasileiro.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia de Energia – PUC-Minas
  • Curso de Educação Continuada em Aspectos Jurídicos e Regulatórios do setor de Energia Elétrica – FGV
  • MBA em Engenharia Econômica e de Produção – UFRJ

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de estudos regulatórios nas áreas de geração, distribuição, transmissão e comercialização
  • Acompanhamento de propostas legislativas e regulatórias com impactos no setor energético
  • Suporte em análises e interações com órgãos reguladores e associações setoriais
  • Atuação na estratégia de participação em leilões do mercado regulado, na posição compradora (distribuidoras) ou vendedora (geradores)

Carlos Eduardo Aires

Intern
Desde 2022

Desde 2022 na PSR, participa do desenvolvimento de ferramentas computacionais, que ajudam na análise de planilhas e extração de dados, preparação de material para clientes e data science.

Formação Acadêmica

  • Graduando em Engenharia Elétrica – UFRJ

Experiência Profissional

  • Bolsista de iniciação científica e tecnológica na área de redes neurais e machine learning
  • Monitor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRJ
  • Vice-campeão universitário brasileiro de League of Legends (Jogos Universitários Brasileiros – JUBs 2022

 

Carolina Maldonado

Intern
Desde 2023

Desde 2023 na PSR, atua no acompanhamento e análise do setor de transmissão e distribuição brasileiro, bem como na avaliação do planejamento do sistema de transmissão.

Formação Acadêmica

  • Graduanda em Engenharia Elétrica – UERJ

Experiência Profissional

  • Participação na atualização da base de dados de fluxo de potência e transitórios eletromecânicos que resultam nos casos base da EPE
  • Estudos de planejamento da expansão da transmissão de energia
  • Mapeamento e padronização dos processos da área de comercialização de energia
  • Análises de rede de transmissão com avaliação da conexão dos geradores do mercado regulado e livre
  •  Simulação de modelos de operação e planejamento do sistema elétrico brasileiro incluindo a representação detalhada de sistemas de geração, transmissão e distribuição.

 

Daniel Maia

Intern
Desde 2022

Desde 2022 na PSR, realiza estudos e análises críticas sobre a expansão energética brasileira.

Formação Acadêmica

  • Bacharelando em Engenharia Elétrica – UFRJ

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de Simulações Eletromagnéticas utilizando Elementos Finitos
  • Desenvolvimento de algoritmo para estudos de sensibilidade na produção de filtros voltados para Telecomunicações

 

Erick Terzi Foti

Intern
Desde 2021

Desde 2021 na PSR, atua em análises de decisões de investimento, levando em consideração o modelo de mercado vigente, condições atuais do sistema e expectativas atuais sobre o futuro, bem como no planejamento da operação e da expansão do sistema no longo prazo para atingir o melhor custo-benefício e mitigar riscos no atendimento da demanda por energia, além de estudar o desenho de modelos de mercado e mecanismos alternativos, analisando impactos de mudanças no modelo vigente.

Formação Acadêmica

  • Bacharelando em Ciências Econômicas – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de estudos técnicos nas áreas de operação e planejamento da expansão da geração e transmissão de diferentes países
  • Desenvolvimento de estudos para avaliar o retorno financeiro potencial de investimentos no setor elétrico
  • Desenvolvimento de desenhos de mecanismos leilões para diferentes tipos de produtos do setor
  • Desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento para avaliar a implementação de modelos de mercado de energia elétrica alternativos
  • Suporte em testes para o desenvolvimento de ferramentas computacionais

 

Gabriel Provenzano

Intern
Desde 2021

Desde 2021 na PSR, atua na área de transmissão e distribuição, onde desenvolve projetos de expansão da rede de transmissão, que incluem equipamentos de escoamento de potência ativa e de compensação de potência reativa. Atua também em projetos que envolvem a avaliação do acesso ao sistema de transmissão de novos agentes e no custeamento de equipamentos necessários à rede. Além disso, desenvolve ferramentas computacionais de análise de rede e de escolha de equipamentos de compensação reativa.

Formação Acadêmica

  • Graduando em Engenharia Elétrica – UFRJ

Experiência Profissional

  • Estudos de expansão ótima da rede de transmissão
  • Estudos de compensação reativa na rede de transmissão
  • Estudos de conexão de novos agentes de carga ou geração à rede de transmissão
  • Custeamento de módulos de infraestrutura e equipamentos de redes de transmissão
  • Desenvolvimento de modelos de análise de rede
  • Desenvolvimento de modelo de escolha de equipamentos de compensação reativa
  • Atuou como bolsista no Laboratório de Eletrônica de Potência e Média Tensão (LEMT) na UFRJ, onde trabalhou em projetos de Simulação em Tempo Real, que envolviam a modelagem para simulações de transitórios eletromagnéticos, de máquinas elétricas e de conversores de eletrônica de potência, assim como seus controles.

 

Gabriel Villas Boas

Intern
Desde 2021

Desde 2021 na PSR, participa em estudos de planejamento da expansão da geração a partir de simulações utilizando os softwares desenvolvidos pela PSR. Além disso, oferece suporte na validação dos modelos de planejamento da expansão da transmissão.

Formação Acadêmica

  • Bacharelando em Engenharia Elétrica – UFF

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de estudos técnicos nas áreas de operação e planejamento da expansão da geração e transmissão
  • Suporte na validação dos modelos de planejamento da expansão da transmissão

 

Giovana da Cunha

Intern
Desde 2022

Desde 2022 na PSR, é estagiária na área de ESG, atuando em projetos de descarbonização do setor energético e na análise técnico-econômica de novas tecnologias de baixo carbono, com foco em hidrogênio, energia eólica, solar, biomassa e Captura e Armazenamento de Carbono.

Formação Acadêmica

  • Graduanda em Engenharia Química – UFRGS
  • Dupla graduação internacional com bolsa de excelência da CAPES em Engenharia Generalista – École Centrale de Lyon

Experiência Profissional

  • Atuação na área de transição energética na empresa francesa de Óleo e Gás Technip Energies, com foco na Engenharia de Processos e inserção de tecnologias de baixo carbono nos processos de aquecimento industrial

 

  • Realização de projeto de pesquisa universitária em parceria com a Petrobras na construção de modelo de monitoramento de unidade de separação/remoção de CO2 de fluxo de gás
  • Desenvolvimento de estudos técnicos nas áreas de ESG e descarbonização

Gisella Siciliano, MPE

Desde 2022

Desde 2022 na PSR, atua nos estudos relacionados ao mercado de energia, com ênfase nos aspectos regulatórios dos segmentos de geração, distribuição e comercialização, de modo a prover ao cliente análise de riscos e oportunidades no desenvolvimento de projetos. Atuo ainda nas questões relacionadas às arbitragens e projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Formação Acadêmica

  • BSc em Direito – UFRJ
  • MPE em Economia e Finanças – FGV

Experiência Profissional

  • Atuação em áreas regulatórias de grandes empresas do Setor Elétrico/ Segmentos de Distribuição, Geração e Comercialização

 

Giselle Souza

Intern
Desde 2022

Desde 2022 na PSR, é estagiaria na área de ESG e Descarbonização, com atuação em projetos focados para descarbonização do setor energético com pesquisa de novas tecnologias como hidrogênio verde, biomassa, energia solar, eólica e outras. Elaborando também análises de mercado e visões técnicas e econômicas do setor.

Formação Acadêmica

  • Técnica em Química – IFRJ
  • Graduanda em Engenharia Agrícola e Ambiental – UFF

Experiência Profissional

  • Atua como pesquisadora vinculada ao CNPq no programa de Iniciação Cientifica do projeto “Reutilização de macrófitas aquáticas oriundas de ETE para produção de biodiesel” (projeto recebeu o prêmio Vasconcellos Torres por ficar entre um dos 10 melhores da área de ciências agrárias da UFF)
  • Na Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN), realizou projetos de georreferenciamento de áreas de reflorestamento com realização de atividades de recuperação de áreas degradadas
  • Atuou em projetos universitários na área de melhoria continua de processos ambientais com foco em gestão de resíduos
  • Desenvolveu estudos técnicos e pesquisas de novas tecnologias nas áreas de ESG e descarbonização
  • Certificado de Proficiência em Inglês (“Preliminary English Test”) pela Universidade de Cambridge

 

Gustavo Ribeiro, MSc

Desde 2021

Desde 2021 na PSR, atua principalmente dentro de projetos ligados às áreas de transição energética e low-carbon business. Tem participação em projetos de produção termelétrica offshore com captura de carbono, logística de transporte para hidrogênio verde e armazenamento geológico de carbono em campos depletados de petróleo e gás natural. Possui experiência em projetos de pesquisa e consultoria nas áreas de tecnologia, economia e regulação para recursos energéticos fósseis e renováveis. No momento, trabalha como colaborador da PSR baseado em Budapeste (HU).

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia do Petróleo – Unisanta
  • MSc em Planejamento e Análise Energética – Unicamp
  • Doutorando em Planejamento Energético – USP; período como doutorando visitante no Programa de Economia e Gestão de Energia pelo Institut Français du Pétrole (IFP School)

Experiência Profissional

  • Pesquisador (nível graduação) em projetos de iniciação científica: Geopolítica do Petróleo e Engenharia Submarina/Garantia de Escoamento
  • Pesquisador (nível mestrado) em projeto de dissertação: Liquefação offshore de gás natural no Pré-Sal da Bacia de Santos
  • Pesquisador (nível doutorado) em projeto de tese: Mitigação de gases de efeito estufa nas operações de produção de petróleo e gás natural em navios FPSOs
  • Colaborador em projeto de P&D: Desenvolvimento de benchmarking para economia de energia e net-zero carbon em plataformas offshore
  • Consultor técnico: Análise para rotas de produção sustentável de biogás
  • Analista de mercado de gás: Assessoria com foco nas atividades de expansão de negócios para consumidores livres no Novo Mercado de Gás
  • Consultor técnico: Planejamento e análise para soluções de descarbonização do setor energético
  • Desenvolvimento de ferramentas analíticas para projeto de produção de hidrogênio verde e de geração de energia heliotérmica

 

Iury Saboia Martins

Intern
Desde 2021

Desde 2021 na PSR, contribui nos estudos feitos pela PSR para clientes nacionais e internacionais para sistemas E&G através dos modelos criados pela PSR. Ajuda na avaliação e apresentação dos resultados do estudo aos respectivos clientes. Mais recentemente, tem auxiliado na parte de desenvolvimento e teste do modelo  SDDP e ajudado nos testes da linguagem PSRIO (linguagem desenvolvida na PSR para avaliação dos dados de entrada e saída dos modelos).

Formação Acadêmica

  • Bacharelando em Engenharia Elétrica – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de estudos técnicos nas áreas de operação e planejamento da expansão
  • Participação no desenvolvimento de modelos de decisões sob incerteza para o mercado E&G
  • Suporte ao cliente de ferramentas computacionais
  • Auxílio no desenvolvimento de workshops e seminários, nacionais e internacionais

 

Julia Spiegel, BSc

Desde 2021

Desde 2021 na PSR, atua na área de transmissão e distribuição de energia elétrica com montagem de bases de dados de redes de transmissão, simulações e análises de rede de transmissão e distribuição e do sistema energético como um todo,  estudos de flexibilidade e confiabilidade de rede, planejamento de sistemas energéticos, e projetos de due diligence.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – UFRJ
  • Duplo diploma internacional (equivalente ao mestrado – M2 – francês) em Engenharia Elétrica e de automação com ênfase em eletrônica de potência pela École Nationale Supérieure d’Électrotechnique, d’Électronique, d’Informatique, d’Hydraulique et des Télécommunications – ENSEEIHT

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de estudos técnicos para operação e planejamento da expansão de sistemas de transmissão
  • Planejamento da expansão de sistemas elétricos tanto com equipamentos convencionais de rede quanto flexíveis
  • Participação de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento
  • Criação de bases de dados de transmissão
  • Atuação nas áreas de diligência regulatória e econômico-financeira
  • Experiências nacionais e internacionais (França e Polônia) em mercado de energia, planejamento de sistemas de potência, modelagem e controle de conversores de potência e de máquinas elétricas

 

Kristian Nolte

Intern
Análise de Investimento em Projetos de Geração e Leilões de Energia
Desde 2022

Desde 2022 na PSR, participa de projetos que contemplam, principalmente, a avaliação econômico-financeira de investimentos e estudos de análise de mercado, com foco no setor de geração de energia do Brasil.

Formação Acadêmica

  • Graduando em Engenharia de Produção – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Estágio Instituo Gênesis PUC-Rio: acompanhamento do processo de germinação e desenvolvimento de uma startup. Execução de funções de rotina como a manutenção de uma planilha de controle das atividades das startups, eventos da incubadora etc. Criação e modelagem do site do edital de inscrição de 2022.
  • Estágio Vale S.A: área de compras da aviação corporativa, principal atividade era o processo de compra de material para manutenção de aeronaves, participando desde a negociação com fornecedores até o recebimento das notas fiscais. Mantinha contato com fornecedores nacionais e estrangeiros

 

Léo Frazão

Intern
Desde 2022

Desde 2022 na PSR, faz parte do desenvolvimento de estudos e análises comparativas sobre regulação nos mercados de energia no Brasil e em todo o mundo, para bancos, organismos multilaterais e empresas de distribuição de energia. Os projetos abrangem diversas questões relevantes, como a desoneração e a modernização do Setor Elétrico, a redução do furto e da fraude de energia e a reforma da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Formação Acadêmica

  • Graduando em Economia e Filosofia – Université Panthéon-Sorbonne, França

Experiência Profissional

  • Liderança estudantil e gestão estratégica em entidades nacionais e internacionais
  • Mediação de conflitos e assistência social em áreas periféricas nacionais e internacionais
  • Criação de conteúdos educativos em Política e Meio Ambiente
  • Redação jornalística sobre Políticas Públicas no Brasil e na América Latina
  • Participação em fóruns internacionais sobre Desenvolvimento e Impacto Social
  • Pesquisa e mensuração de impacto socioeconômico de atividades empresariais e governamentais
  • Desenvolvimento de estudos técnicos regulatórios no Setor Elétrico
  • Bolsista desde os 12 anos do Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart)
  • Foi presidente do Parlamento Jovem Brasileiro em 2018, em Brasília
  • Membro do board da Brazilian Student Association (BRASA)
  • Fez intercâmbios no Peru, pela Latin American Leadership Academy (LALA), para estudar Impacto Social e Empreendedorismo, e na Suécia pelo Programa Erasmus da UE, para estudar Clima e Indústria

 

Leonardo Bergonci

Intern
Desde 2022

Desde 2022 na PSR, atua nos estudos do Brasil relacionados a planejamento energético utilizando os modelos do SDDP e NetPlan.

Formação Acadêmica

  • Bacharelando em Engenharia Elétrica – UFF

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de estudos técnicos nas áreas de operação e planejamento da expansão da transmissão.
  • Planejamento da expansão de sistemas elétricos.
  • Estudos de conexão

 

Marcelo Metello, DSc

Desde 2013

Desde 2013 na PSR, trabalha no desenvolvimento do HERA (sistema para planejamento hidrelétrico).

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia da Computação – Unicamp
  • MSc em Ciência da Computação – Stanford University
  • DSc em Ciência da Computação – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de software
  • Especializado nas áreas de sistema de informação geográfica (SIG), simulação, otimização e machine learning, bem como na integração de tecnologias dessas diferentes áreas em soluções complexas.

 

 

Maria Clara Valente

Intern
Desde 2022

Desde 2022 na PSR, atua na área de regulação do setor elétrico, com participação em projetos de estudo e pesquisa e desenvolvimento para a realização de diagnósticos e aprimoramentos regulatórios. Para tanto, acompanha novidades e tendências do mercado nacional e internacional de energia com foco na regulação a fim de enriquecer materiais internos e externos.

Formação Acadêmica

  • Bacharelanda em Administração – UFF

Experiência Profissional

  • Revisão e estudo de material regulatório produzido pela empresa e por instituições relevantes do setor de energia
  • Estudo de material regulatório com vistas a facilitar a disseminação de conhecimento na equipe
  • Apresentação de materiais resumidos e outros tópicos para clientes internos e externos
  • Monitoramento, junto aos meios de comunicação públicos, de novidades relacionadas a regulamentação do setor elétrico
  • Participação em análises regulatórias, dando suporte na formulação de teses e confecção de material
  • Participação ativa no processo de produção científica realizada no âmbito de projetos de P&D
  • Com o intuito de relacionar sua área de formação com o trabalho realizado na PSR, vem desenvolvendo uma monografia sobre o impacto da descarbonização na agenda de empresas big oil

 

Matheus Duarte de Menezes

Intern
Desde 2021

Desde 2022 na PSR, atua principalmente em projetos relacionados às rede de transmissão e distribuição, desde estudos de conexão à rede de transmissão, simulações de fluxo de potência, projeções de tarifa de transmissão e distribuição e impactos da inserção de recursos energéticos distribuídos.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – UFRJ; Engenharia Generalista – École Centrale Lille  (ECL)

Experiência Profissional

  •  Estudos de conexão de novos usuários à rede elétrica
  • Projeção de Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) e Distribuição (TUSD)
  • Simulações operativas de sistemas elétricos
  • Estudos de impactos da inserção de recursos energéticos distribuídos
  • Apoio em diligências e M&As de ativos de geração e transmisssão
  • Outros estudos envolvendo os softwares de otimização da PSR: SDDP, NetPlan, TSL, OptGen

 

Matheus Gonçalves, BSc

Desde 2022

Desde 2022 na PSR, desenvolve estudos para mercados energéticos internacionais, incluindo análises regulatórias, due diligence de ativos de geração e transmissão, modelagem de mercados de energia e estruturação de desenhos de mercado.

Formação Acadêmica

  • BSc en Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos – UFRJ

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de estudos técnicos nas áreas de operação e planejamento da expansão para mercados elétricos internacionais
  • Atuação em processos de due diligence de ativos de geração e transmissão em múltiplos mercados da América Latina, como Chile, Colômbia, Peru e República Dominicana
  • Atuação em desenhos de mercado para Mercados Energéticos internacionais, como implementação de requisitos de Potência Firme, leilões combinatórios e despacho por oferta de preço

 

Matheus Sabino Viana, MSc

Desde 2022

Desde 2022 na PSR, atua na área de estudos de transmissão e distribuição.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – Unicamp
  • MSc em Engenharia Elétrica – USP
  • Doutorando em Engenharia Elétrica – USP

Experiência Profissional

  • Estudos na área de planejamento de sistemas elétricos de potência, incluindo modelagem e simulações computacionais, abrangendo: i) avaliação de confiabilidade composta; ii) tecnologias para o planejamento flexível de sistemas de transmissão; iii) Recursos Energéticos Distribuídos (REDs) em arranjos como usinas virtuais, microrredes e Autoprodução de Energia (APE); e iv) descarbonização de sistemas energéticos.
  • Estudos na área regulatória de sistemas de transmissão e distribuição e participação em contribuições para Consultas Públicas (CPs) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL);
  • Fornecimento de sistemas elétricos, equipamentos e serviços para indústrias de grande porte.
  • Treinamentos e palestras

 

Nickolas Gueller, MSc

Desde 2021

Desde 2021 na PSR, atualmente participa dos projetos de projeção de corte de geração de usinas renováveis para o futuro. Participa da melhoria dos produtos desse tipo de projeto, incluindo questões metodológicas e análise dos resultados. Além disso, em segundo plano, auxilia em projetos que envolvem a avaliação da conexão de novos geradores renováveis, incluindo off-shores.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Industrial – PUC-Rio
  • MSc em Engenharia Industrial com ênfase em Pesquisa Operacional – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento e implementação de modelos de apoio a decisão aplicados ao planejamento de sistemas energéticos
  • Projeções de corte de geração de usinas renováveis para o horizonte de curto e longo prazo no Brasil
  • Avaliação do processo e riscos de conexão de novos geradores renováveis no sistema de transmissão brasileiro

 

  • Finalizou o mestrado acadêmico em apenas 1 ano, sendo o primeiro aluno a concluir o plano 5+1

Renan Pinho

Intern
Desde 2022

Desde 2022 na PSR, atua em conjunto com a equipe de estudos energéticos, desenvolvendo ferramentas e estudos de mercado focados no Sistema Elétrico Brasileiro, utilizando grande parte do portfólio de softwares da PSR para obter resultados que apoiam as decisões de investidores do setor energético.

Formação Acadêmica

  • Graduando em Engenharia Elétrica – UFRJ

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de estudos técnicos na área de preços e tarifas relacionadas ao sistema elétrico brasileiro

 

Rodolpho Albuquerque, MSc

Desde 2015

Desde 2015 na PSR, é responsável por soluções de engenharia nos projetos de Pesquisa & Desenvolvimento relacionados ao desenvolvimento do HERA para usinas convencionais e reversíveis, sendo também o principal usuário do modelo na avaliação crítica de suas funcionalidades e na aplicação em estudos específicos.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Civil com ênfase em Obras Hidráulicas – UFRJ
  • MSc em Engenharia Urbana e Ambiental – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Atuação nas disciplinas de hidrologia, hidráulica, estudos energéticos e econômicos
  • Coordenação de equipes multidisciplinares em projetos hidrelétricos nas fases de inventário, viabilidade e projeto básico, incluindo a interface com estudos ambientais
  • Consultor de projetos hidrelétricos, com participação no desenvolvimento e na aplicação de soluções para módulos de engenharia de modelos computacionais.

 

Thais Lenuzza Sobrosa, MPE

Desde 2022

Desde 2022 na PSR, faz parte do desenvolvimentos de estudos com ênfase na regulação do setor elétrico brasileiro. Além de trabalhos para analisar regras vigentes e em discussão do mercado nacional, auxílio na elaboração de estudos sobre tendências regulatórias no mercado internacional, projetos de diligências, acompanhamento de Reuniões de Diretoria da ANEEL, projetos de lei, entre outros temas.

Formação Acadêmica

  • BSc em Ciências Econômicas – UFRGS; Lisbon School of Economics and Management
  • MPE em Economia e Finanças – FGV

Experiência Profissional

  • Análise regulatória sobre conceitos e regras abrangendo diferentes segmentos e temas do setor elétrico (Constrained-off de usinas; Geração Distribuída; Resposta da Demanda; Serviços Ancilares)
  • Acompanhamento dos projetos de lei e emendas no Congresso Nacional de relevância e impacto no setor elétrico
  • Acompanhamento e elaboração de relatórios sobre as tendências regulatórias do mercado internacional (Hidrogênio Verde)
  • Análise e auxílio na elaboração de contribuições de Consultas Públicas da ANEEL e MME, especialmente temas que tem grande impacto sobre o setor elétrico
  • Atuação nas áreas de diligência regulatória e econômico-financeira

 

Thomas Alois Badofszky, BA

Intern
Desde 2023

Desde 2023 na PSR, atua no campo regulatório, auxiliando a equipe na elaboração de estudos, relatórios e apresentações sobre diferentes assuntos ligados à regulação dos mercados de energia no Brasil e no resto do mundo, com foco no setor elétrico em particular.

Formação Acadêmica

  • BA em Jornalismo – PUC-Rio
  • Bacharelando em Economia – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Elaboração de análises de formação de cartel nos mercados de revenda de combustíveis
  • Homologação de contratos de fornecimento primário de derivados de petróleo
  • Estudos sobre a aplicação de ferramentas de economia comportamental na atividade de homolagação de contratos realizada pela ANP
  • Monitor de estatística econômica e econometria de séries temporais
  • Elaboração de estudos e relatórios sobre a regulação do setor de energia

 

Vinícius Rabelo

Intern
Desde 2022

Desde 2022 desenvolve estudos sobre mercados elétricos internacionais utilizando ferramentas desenvolvidas pela PSR como o SDDP, OPTGEN e TSL.

Formação Acadêmica

  • Bacharelando em Engenharia Elétrica – UFRJ

Experiência Profissional

  • Apoio pedagógico alunos de física I na UFRJ
  • Assessor e coordenador na equipe de competição de carros elétricos Minerva E-racing na UFRJ
  • Sócio-fundador no projeto “Cardappio” (aplicativo de alimentação) na UFRJ
  • Desenvolvimento de estudos técnicos e econômicos na área de planejamento da expansão e operação de sistemas de geração e transmissão de energia elétrica

 

Ana Carolina Cunha, Esp. MBA

Desde 2023

Desde 2023 na PSR, atua em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento – que englobam as áreas elétrica e energética – realizando análise de redes de geração e transmissão para estudos de modelagem, planejamento e expansão dos Sistemas Elétricos de Potência.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia Elétrica – CEFET-RJ
  • Especialização em Engenharia Elétrica na Área de Instalações Elétricas Residenciais pela Faculdade UniBF
  • MBA em Gestão Estratégica de Projetos pela Faculdade UniBF
  • Doutoranda em Engenharia Elétrica com ênfase em eletrônica de potência – UFRJ

Experiência Profissional

  • Atuou como pesquisadora no Laboratório de Eletrônica de Potência e Média Tensão (LEMT) na Universidade Federal do Rio de Janeiro em projetos de P&D nas áreas de: Energias Renováveis; Sistemas de Armazenamento de Energia; Geração Distribuída; Sistemas HVDC; Qualidade de Energia; Estudos de Transitórios Eletromagnéticos e de Regime Permanente de Redes Elétricas; Eletrônica de Potência tolerante a altas pressões.
  • Foi a primeira aluna do curso de Engenharia Elétrica do CEFET/RJ a formar-se em 9 períodos, além disso foi convidada pelo seu orientador (in memoriam) Mauricio Aredes ao doutorado direto devido ao excelente desempenho acadêmico.

 

Fernanda Thompson

Intern
Desde 2022

Desde 2022 na PSR, participa do desenvolvimento de estudos no âmbito regulatório, auxiliando clientes a compreender as leis que regem o setor de energia e identificar riscos e oportunidades, através da elaboração de relatórios, apresentações e interpretação de resultados.

Formação Acadêmica

  • Bacharelanda em Engenharia de Produção – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Iniciação científica em logística humanitária
  • Intercâmbio acadêmico na Alemanha, voltado para economia
  • Atuação no desenvolvimento de estudos técnicos na área regulatória

 

Álvaro Aguiar, BSc

Desde 2004

Desde 2004 na PSR, atua no suporte da infraestrutura de Tecnologia da Informação e no suporte da plataforma de execução remota de estudos (PSR Cloud).

Formação Acadêmica

  • BSc em Tecnologia da Informação

Experiência Profissional

  • Atuação na área de suporte de TI aos usuários
  • Suporte aos serviços da nuvem (PSRCloud)
  • Atividades com o serviço da AWS
  • Atividades de instalação e manutenção de equipamentos

 

André Granville, MBA

Desde 2000

Desde 2000 na PSR, trabalha com desenvolvimento de software, modelagem de banco de dados para os modelos da PSR e com o sistema de CRM da PSR.

Formação Acadêmica

  • BSc em Ciência da Computação – USU
  • Pós Graduação em Análise de Sistemas – PUC-Rio
  • MBA em Engenharia de Software – UFRJ
  • Curso de 100 horas em Data Analytics: Mining, Predictive, Text & Big Data Analytics – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de software
  • Análise e projeto de sistemas de informação
  • Analista de geoprocessamento

 

Bruno Granville, BSc

Desde 2018

Desde 2018 na PSR, atualmente auxilia a equipe de TI no desenvolvimento de novos sites a partir do framework PSRCore.

Formação Acadêmica

  • BSc em Tecnologia da Informação

Experiência Profissional

  • Participação no desenvolvimento front-end do framework PSRCore
  • Desenvolvimento de um Portal Web para o mercado de energia
  • Desenvolvimento Web, migração de uma aplicação desktop

 

Fabrício Rodrigues, Esp.

Desde 2005

Desde 2005 na PSR, atua no desenvolvimento de interfaces como ePSR / PSRCloud / MDStudio / PSRCore e visualizadores de resultados gráficos como Graph4 e resultados georeferenciados como PowerView e HyydroView.

Formação Acadêmica

  • BSc em Ciência da Computação
  • Pós Graduação em Análise e Projetos de Sistemas – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento interfaces e visualizadores para os modelos computacionais da PSR
  • Dentre os projetos em que participa, estão a plataforma de execução remota de estudos (PSR Cloud); cálculo de potência firme de usinas hidrelétricas e termelétricas (PFLP); modelo de otimização de contratação de combustíveis (MOCCA); modelo de otimização de portfólios de ativos físico-financeiros sob incerteza e com restrições de risco (OPTFOLIO); visualização gráfica de resultados sumarizados (PSR Dashboard); ferramenta de analise estatística de resultados (Graph)

 

Geovane Santos, BSc

Desde 2014

Desde 2014 na PSR, trabalha no suporte aos usuários internos e externos por meio de ferramentas computacionais. Participa no processo de criação e desenvolvimento de aplicações computacionais úteis para execução de modelos matemáticos, como o sistema PSRCloud. Atua também na criação de soluções computacionais na nuvem em âmbito de DevOps e Infraestrutura.

Formação Acadêmica

  • BSc em Tecnologia da Informação
  • Certificação Solutions Architect nível associate na AWS

Experiência Profissional

  • Suporte ao usuário de ferramentas computacionais
  • Participação no desenvolvimento de aplicações computacionais
  • Criação de Soluções Computacionais na Nuvem da AWS

 

Gustavo Voll, BSc

Desde 1999

Desde 1999 na PSR,  está atualmente envolvido no desenvolvimento e suporte de interfaces gráficas dos softwares SDDP, OPTGEN e NCP. Além disto, participa do desenvolvimento e melhorias de usabilidade do sistema web-based PSRCore, em ferramentas de análise de resultados e no  MD Studio.

Formação Acadêmica

  • BSc em Ciência da Computação com ênfase em Análise de Sistemas − Estácio de Sá

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento e melhorias de usabilidade do sistema web-based PSRCore, e em ferramentas de análise de resultados.
  • Desenvolvimento e suporte de interfaces gráficas dos softwares SDDP, OPTGEN e NCP.

 

João Dias Garcia, BSc

Desde 2019

Desde 2019 na PSR, participa do desenvolvimento de ferramentas e soluções de gerenciamento de banco de dados integrados para dar suporte aos modelos computacionais e no desenvolvimento de componentes para os diversos produtos da PSR. Atua também em projetos de pesquisa e desenvolvimento, inovação e consultoria.

Formação Acadêmica

  • BSc em Ciência da Computação e em Sistemas de Informação – PUC-Rio

Experiência Profissional

  • Participação em desenvolvimento de soluções tecnológicas
  • Arquitetura de software
  • Suporte a clientes de ferramentas internacionais
  • Participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento
  • Estruturação de projetos em TI
  • Recebedor do prêmio de Best Poster Award to the work na “5th International Conference on Photonics, Optics and Laser Technology”.
  • Foi palestrante convidado na AWS Summit 2022 representando a PSR para falar de soluções de HPC
  • Realizou iniciação científica no Laboratório de Optoeletrônica do CETUC e estagiou na Apple Developer Academy da PUC-Rio

 

Julio Cahuano Simba, DSc

Desde 1998

Desde 1998 na PSR, atua no desenho e desenvolvimento de interfaces gráficas utilizados nos aplicativos SDDP/OptGen/NetPlan.

Formação Acadêmica

  • BSc em Engenharia e Pesquisa Operacional – Universidad Central del Ecuador
  • MSc e DSc em em Engenharia de Sistemas e Computação – UFRJ

Experiência Profissional

  • Participou do desenvolvimento da maioria dos modelos computacionais e suas interfaces da PSR e em diversos projetos externos como o modelo simulador de oferta de preços SOPEE, os modelos de planejamento SUPER / OLADE / BID e o modelo OSPE/INECEL de despacho do sistema do Equador
  • Anteriormente trabalhou no Cepel, no desenvolvimento de interfaces gráficas

 

Luiz Felipe Lemos, MBA

Desde 2023

Desde 2023 na PSR, atualmente está projetando a nova estrutura da rede interna da PSR visando otimizar o desempenho da rede Wi-Fi, qualidade de navegação e conexão com as videoconferências. Além disso, está empenhado em realizar o controle de custos da Cloud, com o objetivo de reduzir custos e tornar o uso mais eficiente.

Formação Acadêmica

  • BSc em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Universidade Cândido Mendes
  • Pós Graduação MBA em Cloud Computing – Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação
  • Pós Graduação MIT em Engenharia de Redes – Instituto Infnet

Experiência Profissional

  • Administração de ambientes Microsoft desde o Windows Server 2003 e Windows XP, até os mais atuais
  • Resolução de incidentes técnicos e suporte a usuários
  • Administração de redes com equipamentos Cisco, Fortinet, Ubiquiti, 3COM, Dell e etc.
  • Planejamento e implementação de infraestrutura cabeada
  • Implementação de políticas de segurança para estações, identidade e acessos
  • Certificado em Microsoft Azure Fundamentals, Microsoft Security, Compliance, and Identity Fundamentals e AWS Cloud Practicioner

 

Luiz Rodrigo Lacé Rodrigues

Desde 2022

Desde 2022 na PSR, atua na área de desenvolvimento em Tecnologia da Informação, onde atualmente exerce tarefas como correção de erros tanto no front quanto backend do PSRcore.

Formação Acadêmica

  • Bacharelando em Ciência da Computação – UFRJ

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento fullstack
  • Gestão de projetos
  • Formado em inglês no nível University no Curso Wizard by Pearson, o que configura proficiência o suficiente para ser professor

 

Marcelo Cruz, Esp.

Desde 2005

Desde 2005 na PSR, analisa arquiteturas de aplicações, com um olhar atento à otimização dos recursos, custos e segurança da informação. Construói soluções usando as tecnologias mais experimentadas do mercado, com foco em maior produtividade. Busca e valida soluções tecnológicas inovadoras com provas conceituais. Analisa e valida a resiliência e a performances dos modelos matemáticos executados em nuvem.

Formação Acadêmica

  • BSc em Ciência da Computação – UGF
  • Pós Graduação em Arquitetura de Software – Instituto Infnet

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de soluções HPC; foi o primeiro arquiteto de soluções da americana latina a desenvolver uma solução de HPC usando os recursos da AWS
  • Desenvolvimento de arquiteturas de software .NET
  • Desenvolvimento de software orientado a objetos
  • Desenvolvimento de banco de dados NoSQL
  • Desenvolvimento de banco de dados relacionais
  • Suporte ao cliente de ferramentas computacionais
  • Participação no desenvolvimento de modelos computacionais

 

Marcus Dias

Desde 2016

Desde 2016 na PSR, atua no desenvolvimento de ferramentas computacionais para os modelos estatísticos.

Formação Acadêmica

  • Bacharelando em Ciência da Computação

Experiência Profissional

  • Participação no desenvolvimento de ferramentas computacionais

Pedro Henrique Bernardino

Desde 2021

Desde 2021 na PSR, é um dos responsáveis pela manutenção e desenvolvimento do produto e framework PSRCore. Também é responsável pelo suporte aos usuários do sistema web, e mais recentemente atua como desenvolvedor dos testes manuais e automatizados da ferramenta. Também atua em projetos de P&D sob demanda, como desenvolvedor full stack.

Formação Acadêmica

  • Graduando em Ciência da Computação – UFRJ

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de Software
  • Suporte ao Usuário
  • Análise e Implementação de Testes
  • Manutenção de Framework legado
  • Foi 3 vezes finalista da Olimpíada Brasileira de Informática, se formou no ensino médio aos 16 anos e fez uma pesquisa de iniciação científica sobre análise e simulação de máquinas rotativas pela PETROBRAS

 

Reynaldo da Matta, Esp.

Desde 2015

Desde 2015 na PSR, atua na definição de arquitetura de sistemas, no desenvolvimento do framework do PSRCore, no desenvolvimento do sistema IFeedback, e nos treinamentos para a equipe nas tecnologias utilizadas e nos projetos e framework que foram criados. Também auxilia no suporte aos clientes.

Formação Acadêmica

  • BSc em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Pós-graduação em Arquitetura de Software

Experiência Profissional

  • Análise e desenvolvimento de sistemas
  • Arquitetura de software
  • Gerenciamento de projetos
  • Treinamentos para clientes e equipes internas
  • Suporte a clientes
  • Tem certificações na linguagem de programação Java, orientação a objetos e modelagem de sistemas

 

Rodrigo Delpreti

Desde 2021

Desde 2021 na PSR, realiza suporte, desenvolvimento e manutenção de programas e ferramentas computacionais desenvolvidos na PSR para uso interno e externo.

Formação Acadêmica

  • Bacharelando em Ciência da Computação – UFRJ

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento de sistemas computacionais

 

Vitor Nunes Tavares

Intern
Desde 2021

Desde 2021 na PSR, atualmente atua como suporte na área de TI com manutenções internas do setor. Anteriormente oferecia suporte à área administrativa, sobretudo auxiliando o setor financeiro e o setor comercial, com o Energy Report.

Formação Acadêmica

  • Bacharelando em Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Centro Universitário UniCarioca

Experiência Profissional

  • Suporte na área administrativa
  • Atendimento ao cliente e recepção

 

Noélia Pontes, MBA

Desde 1992

Desde 1992 na PSR, atualmente juntamente com todos que integram a administração da PSR é responsável por: i) Fechamentos de Câmbio relativos aos recebimentos e pagamentos de clientes do exterior e emissão de NFS-e; ii) Admissão de pessoal no que abrange a contratação por CLT,  exames ASO (Admissional/Demissional/Periódico) e PCMSO, PGR anual.

Formação Acadêmica

  • BSc em Ciências Econômicas − UNIFOR, Fortaleza,CE
  • Curso de Extensão em Programação de Computadores com Novas Tecnologias − PUC-Rio
  • Pós Graduação em Análise de Projeto e Gerência de Sistemas – PUC-Rio
  • Pós-Graduação MBA em Finanças com foco em investimentos e risco – FGV

Experiência Profissional

  • Desenvolvimento e implementação de tarefas junto a diretoria, nas áreas de: recursos humanos, financeiro, administrativo e na criação, organização e otimização da PSR desde 1992

 

Adriana Veiga, MBA

Desde 2001

Desde 2001 na PSR, atua no gerenciamento e acompanhamento de processos internacionais (licenciamento, renovação e aluguel) dos modelos da PSR e na emissão de faturas/invoices.

Formação Acadêmica

  • BSc em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas – UGF
  • Pós-graduação em Marketing Empresarial – Universidade Estácio de Sá
  • MBA em Gestão Empresarial – FUNCEFET/RJ

Experiência Profissional

  • Planejamento, organização e gerenciamento de eventos (feiras, seminários, palestras e cursos)
  • Sólida vivência em atividades de cunho comercial, administrativo e financeiro: gestão de banco de dados com informações de clientes, acompanhamento de licitações e concorrências, emissão faturas e notas fiscais, atendimento a clientes, controle de horas trabalhadas em projetos, organização de viagens nacionais e internacionais, gerenciamento de contratos (clientes e fornecedores) e contas a pagar e receber
  • Apoio às atividades da Diretoria/Gerência com ênfase no planejamento financeiro das atividades de marketing
  • Desenvolvimento de Pesquisa de Mercado para apoio às ações estratégicas

 

Camila de Santana Souza

Fábio Mendonça de Sá

Marcio Mendonça Rodamilans

Pablo Sanches

Gustavo Américo

Gabriela Tomé

Beatriz Terra

Alice Arueira

Karen Campos Hentschel

Ana Maria de Souza Silva

Desde 2005

Desde 2005 na PSR, atua na área de apoio administrativo e manutenção do escritório.

Jorge da Luz

Desde 2012

Desde 2012 na PSR, atua na área de apoio administrativo essencialmente em serviços externos.

Narcileide Silva Nunes

Desde 2018

Desde 2018 na PSR, atua na área de apoio administrativo e manutenção do escritório.

Leonardo Soares Machado

Márcio Silva

Julia Auler Colonna Rosman

Intern
Desde 2023